Quae est ista quae ascendit de deserto, deliciis affluens, innixa super Dilectum suum? Quem é esta que sobe do deserto cheia de delícias e apoiada em seu Amado?

domingo, 9 de maio de 2010

Batismo por aspersão é inválido?

Caros leitores como prometido tratarei neste post sobre o batismo de imersão, aspersão e efusão.
Comecemos por explicar cada uma dessas três formas de batismo:
Imersão (do latim immersione): É o ato de batismo no qual há imersão total em água.
Aspersão (do latim aspersione): É o ato de batismo onde a água é derramada na cabeça do batizando (molha só a cabeça).
Efusão (do latim affusio): É o ato de batismo onde a água é despejada sobre a cabeça da pessoa que se está batizando. Na prática é semelhante ao batismo por aspersão. Essa é pouco comum nas igrejas ditas cristãs aqui no Brasil.

Convém antes de tudo salientarmos que a forma da qual usamos a água é indiferente, pois, em qualquer um desses três modos, o batizando estará purificado, terá a “regeneração espiritual”. É importante ressaltarmos que qualquer um desses métodos de batismo, mesmo que um ou dois deles não houvesse no tempo de Cristo, estão de comum acordo com o poder da Igreja. Disse Cristo a Pedro: “Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Matheus 16, 19)

A maioria das igrejas evangélicas defendem o batismo por imersão, argumentam que no original grego a palavra que traduz batismo significa imergir somente.
Na verdade, é um erro dar esse significado restrito para a palavra grega baptizo, pois no Grego Koiné (linguagem popular em que o NT foi escrito) o termo abrange mais significados, como aspergir e lavar. Veja nos exemplos abaixo:

“O fariseu, porém, admirou-se ao ver que Jesus não se lavara primeiro, antes de comer” (Lc 11,38)

A palavra que é traduzida por “lavara” no original grego está “baptizo”. A palavra utilizada nesse contexto, baptizo, era a aspersão de água sobre as mãos (conf. Mt, 15,2 e Mc 7,1-5) Não era costume judaico imergir as mãos em uma bacia ou similar. Pegava-se um recipiente cheio de água e derramava a água sobre a mão direita e esquerda, três vezes em cada.

“Tendo sido batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés”.  (I Co 10.2)

Ora, os israelitas não foram imersos. Os que foram imersos foram os carros e todos os cavaleiros de todo o exército de faraó. Confira: Ex 14.29 e Ex 14.28. Também, as nuvens derramaram água sobre os israelitas (conf. Sl 77.17)

 “Está registrada nos léxicos como a palavra da qual se deriva "baptizo". Mas bapto não significa originalmente "imersão". Os léxicos mais importantes e completos registram "bapto" como derivado de "bafe", que significa "tingir". Somente passou a ter o sentido "de submergir", devido a uma forma comum de tingir que era submergindo (mergulhando) o material na tintura. A idéia original da raiz era a de transformação realizada em um objeto ao mudar a sua cor. Veremos que esta idéia básica de transformação persistiu na palavra baptizo e é essencial nela pode encontrar-se que ainda a mesma palavra bapto significa outra coisa que "imersão", na Escritura. Em Daniel 4:33, na versão da Septurginta ,a versão grega do antigo mandamento em uso durante a época do nosso senhor, descreve o umedecimento do corpo de Nabucodonosor com o orvalho do céu, usando bapto por “umedecer”. A palavra não leva a idéia de “imergir” ou “mergulhar”  (SMALL, 1959. p. 15).

Os evangélicos imersionista objetam que Jesus foi batizado por João Batista pela imersão. Eles lêem os seguintes trechos e deles tiram essa conclusão:  “foi Jesus ao Jordão ter com João”(Mt, 3, 13) “[Jesus]foi batizado, saiu logo da água.” (Mt, 3, 16)
Jesus ter estado dentro do Rio Jordão não prova que foi por imersão, era costume aspergirem em água e não imergirem, mesmo dentro de rios. Prova disso são todas as pinturas dos primeiros séculos, onde os cristãos retratavam o batismo de Cristo como de aspersão e não imersão.
“Muitos  cristãos  primitivos  foram enterrados sob o solo durante aqueles  dias  terríveis  de perseguição, nos três primeiros séculos este foi  descoberto nas escavações das catacumbas e datam do primeiro século, duas destas obras, vê-se João Batista em terra seca derramando água sobre a  cabeça  de  Jesus,  e o desenho da pomba do Espírito sobre sua cabeça. Neste  que  acompanha  este livreto, João está com água até os tornozelos derramando  água  sobre  a cabeça do batizado. Este quadro é uma das mais antigas relíquias dos primeiros cristãos”. (W. G. Swift)
 Não só o de Cristo. Vejamos: “As pinturas ou desenhos dos Cristãos primitivos encontravam-se nas catacumbas de Roma(...) (...) Três dessas pinturas, feitas logo depois dos últimos dias dos apóstolos, foram descobertas quando foram destruídas as cavernas do subterrâneo. João ainda era vivo quando foi feita a primeira. Nas primeiras duas, feitas pelos cristãos primitivos, vê-se o que ministra o batismo de pé, em terra seca, derramando água sobre a cabeça do batizando. Na outra, vê-se o batizador de pé com água até junto dos seus tornozelos, derramando água sobre a cabeça do batizando, como nas duas primeiras cenas. O quadro que acompanha (...) (...) Em um dos primeiros e também no último desses quadros, vê-se a pomba celestial descendo sobre a sua cabeça.(SWIFT: 1956 p. 13)
Agora, por que Jesus foi batizado? A resposta dessa pergunta nos levará a prova de que Jesus foi batizado por aspersão. Sabemos antes de tudo que Jesus nunca teve pecados, é imaculado. Quanto a pergunta Jesus mesmo responde:
“Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então João cedeu.”(Mt 3, 15 leia também Deuteronômio 6,25) Cumprir a justiça que Jesus fala é cumprir a lei. Como Ele o disse veio para cumprir a lei (Mt 5,17-18) Veremos que lei especial era essa:
“da idade de trinta anos para cima até os cinqüenta, de todos os que estão em condições de servir em qualquer função na tenda de reunião.[...] "Da idade de trinta anos para cima até aos cinqüenta, todos os que entraram para cumprir a tarefa do serviço e a de levarem cargas na tenda da congregação." (Números 4,3 e Números 4,47)
E mais adiante leremos: "Toma os levitas do meio dos filhos de Israel e purifica-os; assim lhes farás, para os purificar: asperge sobre eles a água da expiação …" (Números 8,6-7)
Desse modo Jesus Cristo foi batizado para cumprir a lei. Que dizia que para servir ao serviço sagrado (virar sacerdote), devia-se ser batizado. E que idade Jesus Cristo tinha mesmo? Trinta anos! (Lucas 3,23)
Diz em Hebreus: "Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão. Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei." (Hebreus 5:4)
Nada mais claro. Cristo foi ordenado, assim como, foi Arão.

A maioria dos imersionistas têm a mentalidade de que o batismo foi inventado por João Batista. Negativo. Já era prática e era o que estava na lei. Caso contrário é óbvio que os fariseus reclamariam, mas não o fizeram quanto a isso. Há inúmeros exemplos de batismo no AT todos eles por aspersão, com exceção de um se não me falha a memória. Darei alguns exemplos:

“E sobre aquele que há de purificar-se da lepra espargirá sete vezes; então o declarará por limpo, e soltará a ave viva sobre a face do campo.” (Levítico 14, 7)

"Toma os levitas do meio dos filhos de Israel e purifica-os; assim lhes farás, para os purificar: asperge sobre eles a água da expiação" (Números 8,6-7).

“purifica-me com hissopo e ficarei limpo, lava-me e ficarei mais alvo que a neve” (Sl 51.7) 

Nesse Salmo escreve Davi sob “ter possuído a Bate-Seba”(Conf. Sl 51, 1). Segue-se no contexto do pedido de perdão por ter tido relação com a mulher de outro e ter feito emboscada para o mesmo morrer. Ele SE refere a prática de pegar um galho de planta, o molhar na água e aspergir sobre uma pessoa.
Como vemos não há como dizer que o batismo de João Batista era ou que só o batismo por imersão é válido.

Digo ainda, que todos os batismos dos cristãos que a bíblia fala provavelmente foram por aspersão. Vejamos:

“Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos.”(Atos 2,41)

“Não é razoável crer que naquela época do ano houvesse água em Jerusalém, exceto nos tanques públicos, e quem poderia crer que os inimigos daquele movimento, autoridades de Jerusalém, cedessem os tanques para serem contaminados? As multidões da cidade tinham de usar aquela água para cozinhar e beber.” (SWIFT: 1956 p. 24)
“A imersão de três mil pessoas em uma cidade tão esparsamente abastecida de água, como Jerusalém, é tão inconcebível como uma procissão além dos muros até Cedron ou Siloé, para esse propósito.”(SWIFT: 1956 p. 23)

“Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e toda a sua família.”(Atos 16,33)

Esse batismo ocorreu dentro de uma prisão, isso poderá ser visto na leitura do capítulo. Não seria razoável ele sair dela, pois, seria morto por seu superior.

 "No mesmo instante caíram dos olhos de Saulo umas como escamas, e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado." (Atos 9,18)

Esse batismo ocorreu dentro de uma casa. Não há como replicar dizendo que São Paulo muito bem poderia ter saído da casa e ter sido batizado num rio, pois, a expressão do original grego anastaV ebaptisqh(anastas ebaptisthê) o particípio grego “anastas” faz indicar que houve uma ação imediata, simultânea  no levantar e ter sido batizado. Desse modo, não há como supor que houve deslocamento para um tanque ou rio.

“Continuando o caminho, encontraram água. Disse então o eunuco: Eis aí a água. Que impede que eu seja batizado?”(Atos 8,36)

Esse é o batismo do servo da rainha da Etiópia, em uma fonte na qual havia “alguma água” (no original da Bíblia)

“Então Pedro tomou a palavra: Porventura pode-se negar a água do batismo a estes que receberam o Espírito Santo como nós?” (Atos 10,47)

Esse é o batismo de um grupo de gentios em Cesaréia com “água de batismo”

“Então em que batismo fostes batizados? perguntou Paulo. Disseram: No batismo de João. Paulo então replicou: João só dava um batismo de penitência, dizendo ao povo que cresse naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus. Ouvindo isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.” (Atos 19,3-5)

Nesse como nos outros não há qualquer menção de rio.

Sabemos que Jesus batizava com o Espírito Santo, e sempre vemos a referência a isso como derramamento, por exemplo, em Atos 2.33, desse modo, é bem provável que os batismos eram feitos por aspersão ou mesmo Efusão. Lemos ainda em Pedro 1,2: “...para a obediência e a aspersão do  sangue de Jesus Cristo” portanto  “há três que dão testemunho na terra, o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito”. (I Jo 5,8)

Tradição:

Escrito do séc l :”Quanto ao batismo, procedam assim: depois de ditas todas essas coisas [isto é, de instruídos os catecúmenos na doutrina cristã], batizem em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Se não se tem água Se não se tem água corrente, batize em qualquer outra água; se não puder batizar em água fria, faça-o em água quente. Na falta de uma e outra, derrame três vezes água sobre a cabeça [do neófito], em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. (Didaqué, VII — Tradução, introdução e notas: Pe. Ivo Storniolo-Euclides Martins Balancin, Ed. Paulus, São Paulo, 1989, p. 19).

Hipólito em 215 escreve: "Onde não há escassez de água, a água corrente deve passar pela fonte batismal ou ser derramada por cima; mas se a água é escassa, seja em situação constante, seja em determinadas ocasiões, então se use qualquer água disponível." (Tradição Apostólica 21,16).


Em Clemente de Alexandria, escritor do Século II dC, temos a confirmação do costume judaico de batizar por aspersão, tanto os corpos como os leitos em que reclinavam. Clemente argumenta que este era o costume judaico o serem batizados inúmeras vezes nos leitos, o que de forma alguma poderia ser por imersões.

Os mesmos escritos que passei em outro post sobre batismo infantil, é razoável que também valham para o batismo por aspersão, pois, é duvidoso que os primeiros cristãos tinham o hábito de afogar as crianças pequenas.

(Esta pintura é da catacumba de São Marcelino e São Pedro em Roma. Sua datação não é muito precisa, mas muito provavelmente pertence ao III século.)













Para finalizar leiam o que foi profetizado:

“Então ASPERGIREI água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.  E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.” (Ezequiel 36:25-27)

Nelson Monteiro Sarmento.

5 comentários:

igreja primitiva disse...

Para entender o significado do batismo na igreja primitiva visita… www.aigrejaprimitiva.com/dicionario/BATISMONAIGREJAPRIMITIVA.html

Unknown disse...

É estranho, como os imersionistas tratam este assunto. É tão simples para nós entendermos o batismo por aspersão, os textos são claros e simples como a bíblia. O senso comum do imersionismo e envolvente, mas basta olhar para a bíblia com cuidado sem preconceito denominacional e religioso e a luz nos esclarecera.

Frankmar Corrêa disse...

Porem a Igreja Ortodoxa Grega diz que o Batismo era mesmo por Imersão e até os dia de hoja a Igreja Ortodoxa pratica o Batismo por Imersão.a Igreja Ortodoxa diz que ela preservou o Batismo por Imersão que sempre foi a forma de Batizar usada no oriente pela Igreja.com toda sinceridade creio que a forma correta seja mesmo o Batismo ordenada por Jesus seja por Imersão em nome da Trindade.

Nelson Monteiro disse...

@Frankmar Corr�a Caro Frankmar, a Igreja Católica não nega que a forma de imersão era a mais praticada no princípio. O que ela diz é que os primeiros cristãos também faziam batismo por aspersão. Sustenta e comprova (como fiz no texto) que os Pais da Igreja defenderam o uso da aspersão. Também para o Ocidente até séc. XV e XVI o batismo por imersão era o mais praticado. Santo Tomás fala disso, apesar de não negar a aspersão (cf. Suma teológica IX, Q 66, art 7.).

Mais uma prova do que falo é esse trecho de São Cipriano, que morreu em 258:

" 12. You have asked also, dearest son, what I thought of those who obtain God's grace in sickness and weakness, whether they are to be accounted legitimate Christians, for that they are not to be washed, but sprinkled, with the saving water. In this point, my diffidence and modesty prejudges none, so as to prevent any from feeling what he thinks right, and from doing what he feels to be right.(5) As far as my poor understanding conceives it, I think that the divine benefits can in no respect be mutilated and weakened; nor can anything less occur in that case, where, with full and entire faith both of the giver and receiver, is accepted what is drawn from the divine gifts. For in the sacrament of salvation the contagion of sins is not in such wise washed away, as the filth of the skin and of the body is washed away in the carnal and ordinary washing, as that there should be need of saltpetre and other appliances also, and a bath and a basin wherewith this vile body must be washed and purified. Otherwise is the breast of the believer washed; otherwise is the mind of man purified by the merit of faith. In the sacraments of salvation, when necessity compels, and God bestows His mercy, the divine methods confer the whole benefit on believers; nor ought it to trouble any one that sick people seem to be sprinkled or affused, when they obtain the Lord's grace, when Holy Scripture speaks by the mouth of the prophet Ezekiel, and says, "Then will I sprinkle clean water upon you, and ye shall be clean: from alI your filthiness and from all your idols will I cleanse you. And I will give you a new heart, and a new spirit will I put within you."(1) Also in Numbers: "And the man that shall be unclean until the evening shall be purified on the third day, and on the seventh day shall be clean: but if he shall not be purified on the third day, on the seventh day he shall not be clean. And that soul shall be cut off from Israel: because the water of sprinkling hath not been sprinkled upon him."(2) And again: "And the Lord spake unto Moses saying, Take the Levites from among the children of Israel, and cleanse them. And thus shalt thou do unto them, to cleanse them: thou shall sprinkle them with the water of purification."(3) And again: "The water of sprinkling is a purification."(4) Whence it appears that the sprinkling also of water prevails equally with the washing of salvation; and that when this is done in the Church, where the faith both of receiver and giver is sound, all things hold and may be con- summated and perfected by the majesty of the Lord and by the truth of faith." (EPISTLE LXXV, 12)

Nelson Monteiro disse...


Que em resumo diz:

Quanto a prática da aspersão no batismo não há nenhuma desconfiança do santo . Para ele: "o divino benefício não pode em nenhum sentido ser mutilado e enfraquecido, nem pode ocorrer qualquer coisa menos nesse caso, em que, com fé plena e inteira, tanto do doador e receptor, é aceito o que é desenhada a partir dos dons divinos."
Diz que no sacramento da salvação a lavagem não é carnal, como quanto temos sujeira no corpo. O homem é justificado pelo dom da fé nesse caso.
Tal prática, segundo ele, não deve ser incômodo, pois a Graça do Senhor é dada seja na aspersão ou efusão. Após explicações cita várias passagens bíblicas para mostrar que a aspersão é válida, entre essas:

"Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei." (Ezequiel 36,25)


"Ao terceiro dia se purificará com aquela água, e ao sétimo dia será limpo; mas, se ao terceiro dia se não purificar, não será limpo ao sétimo dia... e aquela pessoa será extirpada de Israel; porque a água da aspersão não foi espargida sobre ele". (Números 19, 12-13)

"E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Toma os levitas do meio dos filhos de Israel e purifica-os; E assim lhes farás, para os purificar: Esparge sobre eles a água da expiação" (Números 8, 6-7)

Etc.

Por fim disse que isso é feito pela Igreja.

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Então, meu caro, conclui-se que os gregos, como de costume, estão muito enganados.

Abraço.

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