Quae est ista quae ascendit de deserto, deliciis affluens, innixa super Dilectum suum? Quem é esta que sobe do deserto cheia de delícias e apoiada em seu Amado?

sábado, 2 de janeiro de 2010

A Crise da Igreja Católica

Caríssimos, fui convidado pelo Nelson Monteiro a fazer parte do blog Altar Cristão e dar minha contribuição a este sítio de combate em defesa da Santa Igreja Católica. Esta é minha primeira postagem e espero que minha contribuição esteja à altura deste convite que foi uma honra para mim. DL/C

A cada dia que passa se faz mais necessário deixar de dizer que a Igreja está com problemas e passar a admitir que ela passa por uma crise. Uma crise seriíssima! A diferença é que quando se fala de “problemas”, é sinal de que eles podem ser combatidos e resolvidos um a um. Mas uma crise exige uma resposta coordenada em várias frentes, sob pena de que as ações destinadas a resolver os problemas pontuais que compõem o quadro da crise se tornem apenas paliativos, cuja eficácia tem a duração limitada e cujos resultados serão reabsorvidos por outros problemas da crise, a fazendo aumentar de tamanho.

Não há mais como negar, num escapismo digno de avestruzes, que a Igreja atravessa uma crise, e uma das piores que já atravessou. Os sinais dela estão em cada paróquia, convento e seminário. Abaixo eu cito os principais sinais da crise:

  • Os discursos oficiais da Igreja perderam firmeza e, com ela, sua credibilidade e eficácia perante o mundo;
  • A religião já não influi tanto nas decisões, no comportamento e no discurso dos cristãos sendo relegada ao foro pessoal íntimo;
  • Escândalos envolvendo membros do clero pipocam em todos os lugares;
  • A liturgia está uma bagunça e não fala mais de Deus, nem a Deus;
  • Os seminários e congregações religiosas estão se esvaziando;
  • Há grande evasão de católicos para o ateísmo, o indiferentismo ou para outras religiões;
Pretendo, em minhas contribuições esporádicas ao Altar Cristão, abordar estes pontos – e outros que surjam no meio do caminho – de maneira detalhada apontando não só idéias para a solução de cada um destes problemas, como também o modo de coordenar as ações que servirão para tal, lembrando que numa crise, a coordenação dos esforços é tão importante quanto a existência deles.

Hoje eu posso adiantar que há três nomes chaves de santos cuja obra devemos estudar se pretendemos entender onde estão as causas da atual crise e como elaborar medidas para eliminá-las. Estes são São Pio X, São Tomás de Aquino e São Pedro de Alcântara. Há também duas aparições de Nossa Senhora que são fundamentais para que entendamos a dimensão espiritual da crise que ora enfrentamos: La Salette e Fátima.

No meu próximo artigo, iniciarei uma comparação entre o Catecismo Maior de São Pio X e o atual Catecismo da Igreja Católica (CEC), com o objetivo de expor os pontos de enfraquecimento da Doutrina Cristã que estão na raiz mesma da crise atual.

Captare
“Quia non est nobis conluctatio adversus carnem et sanguinem, sed adversus principes et potestates, adversus mundi rectores tenebrarum harum, contra spiritalia nequitiæ in cælestibus”. (Ef 6,12)
http://captare777.wordpress.com/

8 comentários:

Johnny Bernardo disse...

Aleluia. Até que enfim vcs concordaram conosco de que a Igreja Católica está passando por uma crise.

Somente esqueceu de dizer que essa "crise" sempre existiu, desde que Teodócio passou a obrigar os pagãos a se converterem a força, ocasionando no desvio doutrinário, com a entrada de elementos do paganismo no ritual católico. A partir daí o mundo passou a conhecer uma nova igreja, sanguinária, que fez e faz pactos secretos unicamente para manter o luxo da alta hierarquia, enquanto inocentes foram mortos com gás venenoso (Etiópia), campos de concentração na Alemanha nazista, massacre de cristãos nas catacumbas de Roma e extermínio em massa na antiga URSS. Acordos e mais acordos foram firmados com o objetivo de proteger a igreja (não a igreja universal, invisível, mas a instituição religiosa, o colegiado que sempre comandou os destinos do mundo, tomando posse de terras e saqueando os bens dos pobres).

Provocou duas grandes guerras, o massacre de vietnamitas, iugoslavos, africanos, russos etc.

A grande Babilônia será alcançada por Deus. A destruição total está por vir.

Captare disse...

Prezado Johnny Bernardo, Laudetur Dominus!

Não se preocupe, eu não me esqueci de nada. Não quero parecer grosso, mas você nem sabe do que está falando.

Para começo de conversa, não sei quem é "Teodócio". O nome mais parecido com isso que eu me lembre é "Teodósio", imperador romano que contribuiu para que a religião cristã se tornasse a religião oficial do império. Mas se for ele, é uma grande bobagem dizer que ele fez com que o povo se converteu à força. Nenhum historiador sério diz uma coisa dessas.

Essa coisa de o cristianismo ter incorporado elementos pagãos na liturgia é outra besteira fundamental. Qualquer um que saiba um pouco de Patrologia sabe que este foi o período da teologia mais avesso a qualquer incorporação de elementos externos, pois era o período em que a identidade cristã estava se consolidando perante o mundo.

Não sei o que o nazismo, o comunismo, a guerra do vietnã, etc, têm a ver com a Igreja pois todas estas coisas tiveram a ver unicamente com eventos políticos, não religiosos. Aconselho que você pare de ler subliteratura de teorias da conspiração, pois é só nesses materiais que você poderia encontrar ligações entre tais eventos e a Igreja.

A prova mais contundente de que você nem sabe do que está falando é quando diz que os cfristão foram massacrados nas catacumbas de Roma!!! Caríssimo, nas catacumbas eles eram enterrados depois de terem sido massacrados. Eles sofriam o massacre era nos estádios. E a propósito, eram os cristãos católicos que eram massacrados nestes eventos.

Não existe esta bobagem de "igreja universal invisível" pois fazer parte da Igreja é necessário para a salvação, e nós seres humanos precisamnos que ela seja bem visível para que uma suposta "invisibilidade" não nos servisse de pedra de tropeço. Avalie você mesmo: apesar de a Igreja ser visível ainda tem tanta gente que se engana, imagine se ela fosse invisível.

Vou ignorar sua ofensa gratuita e mal-educada de que a Igreja saquearia terras e pessoas pobres, pois como já ficou demonstrado você não sabe do que está falando.

Venha sempre ao nosso blog, mais procure respirar fundo para se acalmar e procure estudar pelo menos um pouco antes de dar sua opinião.

Pax et Salutis

Anônimo disse...

Captare Você sabe qual foi a igreja que jesus deixou aqui na terra?
exatamente A igreja Católica apostólica romana...
sabe por que ele deixou? por que se fosse boa ele teria levado. hishihi

Captare disse...

@Anônimo

Prezado Anônimo, Laudetur Dominus!

Entendo... Deve ser por isso que você também ainda está aqui na Terra, não é mesmo?

Pax et Salutis

Anônimo disse...

oii , queria saber um pouco mais sobre a crise da igreja católica! queria que você posse me dizer exatamente,quais foram as medidas tomada para amenizar a crise?

Captare disse...

Prezado (a) Anônimo (a), Laudetur Dominus!

Oii! (Hehehehe)

Como já faz um tempo que não publicamos nada aqui no blog especificamente sobre a aba “A Crise na Igreja”, recomendo que você veja os artigos disponíveis aqui mesmo no blog, em seções como “Heresia”, “Modernismo”, “RCC”, “Respostas”, etc. Lá você encontrará artigos que dão um retrato bem amplo da Crise. Se você quiser, deixe um e-mail de contato aqui nos comentários e entraremos em contato para conversarmos melhor sobre essa questão. Uma dica: procure sempre deixar pelo menos seu primeiro nome, ou apelido, pelo menos para que possamos saber se estamos lidando com um menino ou uma menina. Nunca comente anonimamente, pois o anonimato é o escudo dos covardes.

Quanto às medidas para amenizar a Crise, elas tem sido tomadas desde que o Papa Paulo VI se deu conta dela. Um exemplo eminente de iniciativa deste Papa para deter a Crise foi a publicação da Encíclica Humanæ Vitæ pois, apesar de não ser uma carta perfeita, já demonstrava uma tentativa de conter a anarquia doutrinal que se estabeleceu depois do Concílio.

As iniciativas ficaram mais intensas no final do pontificado de João Paulo II, com a criação da Comissão Ecclesia Dei, do Instituo Bom Pastor, da publicação da Declaração Dominus Iesus, etc. Bento XVI intensificou estes esforços e fez outros maiores sempre no sentido de fomentar o conservadorismo que é o único remédio para a Crise.

Mas ainda não é suficiente. A verdadeira solução para a crise será quando for atentida a recomendação do Papa São Pio X, citada no capítulo 10 do Manual da Legião de Maria: “O que há de mais necessário é a existência, em cada paróquia, de um grupo de leigos que sejam, ao mesmo tempo, virtuosos, instruídos, resolutos e verdadeiramente apostólicos” . Quando cada paróquia tiver um grupo destes que o papa descreve veremos a Igreja Católica se levantar dos escombros desta Crise.

Pax et Salutis

Anônimo disse...

A RCC É CATÓLICA!!!! QUEM PENSA O CONTRARIO, É COMUNISTA OU PROTESTANTE.

Captare disse...

@Anônimo

ORLY???

E anônimos são covardes. Quem diz o contrário é estúpido ou mentiroso.

A propósito: não se separa com uma vírgula o sujeito do verbo. Fikdik...

Pax et Salutis

Postar um comentário

ATENÇÃO:
- Não publicaremos comentários com palavras de baixo calão.
- Identifique-se!

 
:: Digitus Dei :: Ad Deum qui lætificat juventutem meam!. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.