Quae est ista quae ascendit de deserto, deliciis affluens, innixa super Dilectum suum? Quem é esta que sobe do deserto cheia de delícias e apoiada em seu Amado?

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Só a Bíblia?

Em outro post tratei sobre a esdrúxula questão protestante vinda de Lutero, a "Sola fide". Nesse falarei de outra questão proposta pelo herege excomungado, Martinho Lutero, a "Sola Scriptura", de não menor esquisitice. Podemos começar com uma pergunta simples e com resposta óbvia:
Se só a Bíblia é fonte de Fé, por que isso não está escrito na mesma? Se é somente nela que devemos buscar respostas, e não há respaldo bíblico que só ela é fonte de fé, logo os protestantes não seguem só a Bíblia.
Outra pergunta: A Bíblia contém livros finitos, poderá ter respostas para tudo?
Em última pergunta: Por que Jesus não escreveu livros e deu aos apóstolos distribuí-los? Jesus pelo contrário ensinou, e mandou os apóstolos pregarem (Marcos 16.15). O último livro inspirado foi escrito por volta de 95-100 dc, o Apocalipse. Obviamente não esperariam os apóstolos e sucessores, todo esse tempo para poderem exortar a palavra do Senhor.


Vejamos as passagens onde está dito que nem tudo está na Bíblia e que recomenda seguirmos tradições:

"Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro."(João 20,30)

"Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém." (João 21,25)

"Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus." (Atos 1,3)

"Tendo muito que escrever-vos, não quis fazê-lo com papel e tinta; mas espero ir ter convosco e falar de face a face, para que o nosso gozo seja cumprido." (2 João 1,12)

"Tinha muito que escrever, mas não quero escrever-te com tinta e pena.
Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos de face a face." (3 João 1, 13-14)

"E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros." (2 Tm 2,2)

"Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Tm 2,14-15)

"Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa." (2 Ts 2,15)

"Ó Timóteo, guarda o bem que te foi confiado! Evita as conversas frívolas e mundanas, assim como as contradições de pretensa ciência. " (1 Tm 6, 20)

"Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações." (Atos 2,42)

Concluímos com as passagens citadas:
1- Que nem tudo está na Bíblia
2- Que devemos seguir a tradição (seja oral ou escrita).
3- E que se os protestantes não observam tradição, também não seguem a Bíblia, pois ela nos manda preservarmos a tradição.

Lutero rejeitando a tradição e o ensino infalível da Igreja só conseguiu dar início para grandes contradições no protestantismo, chegando até lamentar-se. Disse ele:

"Este aqui não ouvirá falar do Batismo, e aquele nega o sacramento, outro põe um mundo entre isto e o último dia: alguns ensinam que Cristo não é Deus, alguns dizem isto, alguns dizem isso: há tantas seitas e credos como há tantas cabeças. Nenhum rústico é tão rude quando ele tiver sonhos e fantasias, e pensar que é inspirado pelo Espírito santo e deve ser um profeta"[1]

"Nobres, cidadãos, camponeses, parece que todas as classes entendem o Evangelho melhor que eu ou São Paulo. Eles são agora sábios e se pensam mais entendidos que todos os ministros."[2]

"Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado." (II São Pedro, 2, 1-2)



Nelson Monteiro Sarmento.

Notas:
[1] De Wette III, 61. citado em O'Hare, Os fatos sobre Lutero, 208.
[2] XIV de Walch, 1360. citado em O'Hare, Ibid, 209

5 comentários:

pamela disse...

Ok. Nem tudo está na Bíblia, porém, não devemos aceitar doutrinas dque contradigam a Palavra de Deus. Como vc explica por exemplo, a questão da doração de imagens, a qual em nenhum momento é citada nas escrituras como correta, e quando citada se refere a costumes pagãos. E os dez mandamentos, se na Bíblia está escrito que a Palavra de Deus é eterna, como seria possível mudar os 10 mandamentos morais do povo de Deus?

Nelson Monteiro disse...

Não devemos aceitar doutrinas que contradigam a palavra de Deus, você está certíssima Pamela.
O que explicarei sobre a adoração das imagens... Nada mais e nada menos o que diz o próprio catecismo da Igreja, ela é errada, inadmissível.
Não há defesa da parte da Igreja fundada por Jesus Cristo para adoração de imagens.
Se você estiver querendo dar o entender que as imagens católicas são ídolos, favor leia no link abaixo:
http://www.altarcristao.com/2009/12/idolos-vs-imagens.html
Pax!

Anônimo disse...

Carissimo Nelson,sabe-se que o seu desejo de seguir a tradiçao e maior do que seguir a JESUS. E provavelmente voce nao conhece bem a PALAVRA, pois ela e clara quando se trata de adoracao de imagens,em ISAIAS nos capitulos 44,45,46 deixa bem claro sobre esse assunto e sobre a tradiçao, JESUS fala sobre esse assunto em MC.7;5-6, ou seja, esta claro que os discipulos nao andavam segundo a tradiçao, mas seguiam a JESUS como SENHOR E MESTRE.Veja tambem ISAIAS 29;13.Leia MT.5;17 onde JESUS fala sobre a Lei, que ELE veio para cumprir e nao para destruir a LEI.ORE e peça a DEUS para te dar dicernimento,entendimento e entao LEIA,MEDITE na PALAVRA dia e noite e com certeza voce sabera qual e a BOA PERFEITA E AGRADAVEL vontade de DEUS para sua vida.

Nelson Monteiro disse...

Sabe-se? Soubeste? Quando? Como? :P
Pelo meu texto?
Então és analfabeto funcional, pois, não sabes interpretar. UHSUHASUH
Passei 10 passagens BÍBLICAS onde se nega Sola Scriptura junto disso pregra a tradição. E a isso não diz nada? Então, não há como discutir.
Sua afirmação é poeril: "o seu desejo de seguir a tradiçao e maior do que seguir a JESUS." Você não provou isso. Alegação sem provas, é só alegação.
Quanto a suposta adoração, já me é cansativo responder, então veja o vídeo que fiz:
http://www.youtube.com/watch?v=nhvc4Hmkjqc
Não confundas tradição meramente humana como a dos fariseus, de Lutero, Calvino, etc. com a tradição apostólica que é infalível.
Os próprios versículos do meu artigo confirmam isso.
O queres passar com seus versículos bobos é contradição?
Ora, temos que harmonizar as escrituras:
"Irmãos, ficai firmes e conservai as tradições que aprendestes, quer por palavra, quer por escrita nossa" (2 Tess 2,15).
"Eu vos felicito por vos lembrardes de mim em toda ocasião e conservardes as tradições tais como eu vo-las transmiti" (1 Cor 11,2)
O que me diria das duas passagens acima tendo como relação essas Mc. 7:8; Mt. 15:3; Mc. 7:13? Ora,vemos então que há dois tipos de tradições faladas na bíblia, uma divina outra humana, uma que invalida a palavra de Deus outra que não, uma que é falível outra que não é, uma que não deve ser seguida e outra que deve ;)
Largue de seu livre-exame imediatamente!

Nelson Monteiro disse...

prega*

Postar um comentário

ATENÇÃO:
- Não publicaremos comentários com palavras de baixo calão.
- Identifique-se!

 
:: Digitus Dei :: Ad Deum qui lætificat juventutem meam!. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.