Quae est ista quae ascendit de deserto, deliciis affluens, innixa super Dilectum suum? Quem é esta que sobe do deserto cheia de delícias e apoiada em seu Amado?

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Papa Leão XIII rebatendo a "igreja invisível"



PAPA LEÃO XIII

Carta Encíclica Satis Cognitum (3 - 5)

A Igreja visível
"Tal é o plano a que obedece a constituição da Igreja, tais são os princípios que têm presidido seu nascimento. Se olharmos nela o fim último que se propõem e as causas imediatas por as que produzem a santidade nas almas, seguramente a Igreja é espiritual; porém se considerarmos os membros de que se compõem e os meios por os que dons espirituais chegam a nós, a Igreja é exterior e necessariamente visível. Por sinais que penetram nos olhos e por os ouvidos foi como os apóstolos receberam a missão de ensinar; e esta missão não a cumpriram por outro modo que por palavras e atos igualmente sensíveis. Assim sua voz, entrando por o ouvido exterior, a fé engendrada nas almas "a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Cristo"

E a mesma fé, esta é, o assentimento à primeira e soberana verdade, por sua natureza, está encerrada no espírito, mas deve sair ao exterior por a evidente profissão que dela é: "porque ele acredita em seu coração para justiça, mas a boca se faz confissão para a salvação”.  Assim, nada é mais íntimo no homem que a graça celestial, que produz na salvação, mas exteriores são os instrumentos ordinários e principais por os que a graça nos comunica: queremos falar dos sacramentos, que são administrados com ritos especiais por homens evidentemente escolhidos para esse ministério. Jesus Cristo ordenou aos apóstolos e aos sucessores dos apóstolos que instruíram e governaram aos povos: ordenou aos povos que recebessem sua doutrina e se submeter humildemente a sua autoridade. Mas essas relações mútuas de direitos e de deveres na sociedade cristã não só não poderiam ter sido duráveis, mas mesmo eles poderiam ter se desenvolvido sem a mediação dos sentidos, intérpretes e mensageiros das coisas. 

Por todas estas razões, a Igreja é com freqüência chamada nas Sagradas Escrituras um corpo, e também o corpo de Cristo. “Sois o corpo de Cristo”. Porque a Igreja é um corpo visível aos olhos; porque é o corpo de Cristo, é um corpo vivo, ativo, cheio de seiva, sustentado e animado como é por Jesus Cristo, que entra em sua virtude, como aproximadamente tronco a videira alimenta e faz ramos férteis que estão ligadas. Nos seres animados, o princípio vital é invisível e oculto e o mais profundo do ser, mas se relata e manifesta por o movimento e a ação dos membros; assim, o princípio de vida sobrenatural que anima a Igreja se manifesta a todos os olhos por atos que produz.

De aqui se segue que estão em um pernicioso erro os que, tornam uma Igreja a medida de seus desejos, imaginá-la como ocultos e de alguma forma visível, e aqueles que a consideram como uma instituição humana, desde a organização, disciplina e ritos externos, mas sem qualquer comunicação permanente dos dons da graça divina, sem nada que demonstre por uma manifestação diária e evidente a vida sobrenatural que recebe de Deus.

O mesmo que uma outra concepção são inconsistentes com a Igreja de Jesus Cristo como o corpo ou a alma por si só são incapazes de ser o homem. O conjunto e a união desses dois elementos é essencial para a Igreja verdadeira como a união íntima da alma e do corpo é essencial à natureza. A Igreja não é uma espécie de cadáver é o corpo de Cristo, animada com sua vida sobrenatural. Cristo, cabeça e modelo da Igreja, não está completo, se considerada em caráter visível apenas humano, como fazem os discípulos de Fotino o Nestorio, ou apenas a natureza divina, invisível, como fazem os monofisitas,mas Cristo é um pela união de duas naturezas, visível e invisível, e um em dois: da mesma forma, seu Corpo místico, não é a verdadeira Igreja sem a condição de que suas partes visíveis tomara sua força e de vida dos dons sobrenaturais e outra invisível, e essa união é que é a natureza dessas entidades externas.

Mas como a Igreja é assim por vontade e ordem de Deus, assim deve permanecer sem nenhuma interrupção até o fim dos tempos, pois caso contrário, não teria sido estabelecido para sempre, e por isso tende a ser limitada no tempo e no espaço, duas conclusões contrárias à verdade. É verdade, portanto, que essa reunião de elementos visíveis e invisíveis, sendo por vontade de Deus na natureza e na constituição íntima da Igreja, deve durar, necessariamente, a mesma igreja, tanto quanto ele dura.

Não é outra a razão em que São João Crisóstomo se funda quando diz: “Não se separes da Igreja. Nada é mais forte que a Igreja. Sua esperança é a Igreja, a salvação é a Igreja, o seu refúgio é a Igreja. É maior do que o céu e mais largo que a Terra. Ela nunca envelhece, sua força é eterna. É por isso que a Escritura, para mostrar sua força inabalável, dá o nome de uma montanha". Santo Agostinho acrescenta: "Os incrédulos crêem que o cristianismo deve levar algum tempo no mundo e depois desaparecem. Durar tanto quanto o sol, e como o sol nascendo e se pondo seguir, isto é,durante o decorrer do tempo, a Igreja de Deus, isto é, o Corpo de Cristo não desaparecer do mundo" E o próprio Pai diz em outro lugar: “Vacilará a Igreja se vacila o seu fundamento, mas poderá talvez Cristo vacilar? Visto que Cristo não vacila, a Igreja permanecerá intacta até o fim dos tempos Onde estão aqueles que dizem que a Igreja tem desaparecido do mundo, quando nem sequer pode recuar?"

A Igreja foi fundada e estabelecida por Jesus Cristo nosso Senhor, portanto, quando indagamos sobre a natureza da Igreja, é essencial saber o que Jesus queria fazer e o que ele realmente fez. Devemos seguir esta regra quando necessário lidar com, especialmente a unidade da Igreja sujeitos que encontramos no interesse de todos para falar alguma coisa nestas cartas."

* Texto traduzido pelo blogueiro. Se achar algum erro nos comunique, por favor.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
- Não publicaremos comentários com palavras de baixo calão.
- Identifique-se!

 
:: Digitus Dei :: Ad Deum qui lætificat juventutem meam!. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.