Quae est ista quae ascendit de deserto, deliciis affluens, innixa super Dilectum suum? Quem é esta que sobe do deserto cheia de delícias e apoiada em seu Amado?

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Sábado ou Domingo?

PERGUNTA:

Nome: Natália Zelice
Estado/Cidade: Sergipe/Aracaju
Religião: Protestante


Se tem de existir um dia de repouso e esse dia foi instituido desde o principio por Deus e se Deus é Jesuse se ele diz que naum muda e se ele pede para guardar os mandamentos e se guardamos os nove pq justamente no sabado que nao foi abolido mas cumprido?
E os apostolos continuaram com esse costume

RESPOSTA:

Cara Natália, é com gosto que respondo sua pergunta e as demais se vierem. Você me parece uma pessoa disposta a compreender a verdade. Não estou lidando com algum indivíduo bitolado como são tantos evangélicos. Disse-me que quase lhe fiz virar católica, então espero que com a resposta lhe faço de vez seguir a Santa Igreja. Então vamos lá...
Você começa escrevendo: "se tem de existir um dia de repouso". Com o jeito que colocas parece que queres dar entender que já não existe "UM DIA DE REPOUSO". Ora se o domingo passou a ser consagrado no lugar do sábado, isto quer dizer que ainda existe um dia de respouso, de recesso.
Após você escreve: "e se Deus eh Jesus e se ele diz que não muda...". Ninguém aqui supõe que Nosso Senhor é mutável. Na verdade Javé instituiu um dia para o descanso, um dia consagrado a Ele, o sétimo dia, mas isso não quer dizer que tenha que ser de modo necessário o nosso sábado, pois, não é dada ordem até o "sétimo dia". Para um entendimento mais fácil: Deus não transmitiu uma decreto dizendo, "de domingo à sexta farás tuas obras, mas no sábado não poderás fazer obra alguma." O que Ele falou foi o seguinte: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas."(Ex 20, 8-10)
Sábado (em hebraico "shab.báth") quer dizer "descanso, repouso", deste modo, a ordem dada por Deus é não poder trabalhar no sétimo dia, consagrar esse dia (7º) para o Senhor. É isso que nós católicos ainda fazemos, por isso, é incorreto afirmar que os católicos guardam os 9 mandamentos e ignoram o do "sábado" (tendo em vista o conceito hebraico). A Lei é guardar o sétimo dia, o costume judaico é ter o "sábado" (o dia da semana após a sexta) como o sétimo para a guarda.
É lícito dizer que a lei imutável diz que se deve ter um dia especial para Deus, então  qual dos sete dias da semana é uma questão ritual. No ritual mosaico era o sábado (o dia da semana após a sexta). O motivo da mudança do dia para consagrar é explicada de forma muito inteligente por nosso querido Orlando Fedeli: "Como Cristo instituiu uma Nova e Eterna Aliança com os homens através de seu precioso sangue derramado na cruz, era conveniente que um novo dia fosse utilizado como dia de descanso, para diferenciar da Antiga Aliança."
Disse Cristo: "Por isso o Filho do Homem é Senhor também do sábado." (Mc 2, 28) Jesus sendo o Senhor do sábado pôde muito bem transferir a santificação do sábado para o domingo, dia de sua ressurreição, assim como, atesta toda a tradição. A Igreja poderia mudar o costume de honrar o sábado para outro, dado pelo próprio Deus Filho:  "Tudo o que ligares na terra, será ligado no Céu e tudo o que desligares na terra, será desligado no Céu" (Mat 16,19)
Veja a interessante profecia através de Oséias: "E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas e os seus sábados [semanais]; e todas as suas festividades" (Os 2,11). Então, a Igreja fez cumprido o que fora profetizado em outrora.
São Paulo vai mais longe ainda, escreve: "Portanto, ninguém vos julgue por questões de comida e de bebida, ou a respeito de festas anuais ou de sábados, que são apenas sombra de coisas que haviam de vir, mas a realidade é o Corpo de Cristo" (col. 2, 16). Pelo contexto este "sábado" só pode ser o semanal guardado pelos judeus.

As leis morais são imutáveis, costumes, cerimoniais, são mutáveis, posso dar vários exemplos:
1. Sacrifício de animais para os pecados.
2. Circuncisão.
3.  Não acender fogo para cozinhar em nenhuma moradia no sábado (Ex. 35,3).
4. Não semear diferentes espécies no mesmo campo (Lev. 19,19).
5.  Não semear e colher nada, nos campos e na vinha, no ano sabático (Ex. 23, 10-11) e (Lev. 25 3-5).
6. Não comer os frutos das árvores nos primeiros três anos (Lev 19, 23-25).  E tantos outros...

Você falou que os apóstolos continuaram a guardar o sábado, isto é extremamente errado. Até a morte de Cristo realmente tinham o sábado como sagrado, no entanto, depois de sua ressurreição em memória desta passaram a guardar o primeiro dia da semana, o domingo.

Várias passagens bíblicas confirmam o que acabo de dizer:
 "No primeiro dia da semana, tendo-nos nós reunidos para a fração do pão(...) ( Atos  20, 7)
No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte e junte o que lhe parecer..."( 1 Cor, 16, 2)
"Fui arrebatado em espírito no dia do Senhor" (Apcc. 1, 10). Do grego  O grego "Kyriaké heméra" que deu em latim "Dominica dies"  (domingo)
Podemos fazer uma relação pelo menos curiosa de Atos 20,7 com o doc. Didaqué que diz no cap. XIV: "Reúna-se no dia do Senhor para partir o pão e agradecer após ter confessado seus pecados, para que o sacrifício seja puro."
 Como vemos  o partir do pão que é dito para ser feito no primeiro dia em Atos, e é chamado de "dia do Senhor" na Didaqué. A Didaqué, também chamada de Doutrina dos Doze apóstolos, foi escrita entre 60 e 90 d.C.

Tradição (além da Didaqué temos outros escritos que comprovam que os cristãos primitivos tinham o domingo como sagrado):

Historiador romano Plínio, em carta ao imperador Trajano,  escreveu: "Os cristãos tem um dia fixo para reunir-se e louvar o seu Deus". (ano 96) Ora, se fosse no dia de sábado o historiador falaria que os cristãos assim como os judeus têm um dia fixo. Seria estranho dele fazer este comentário se o dia fixo era o mesmo dos judeus.

Santo Inácio de Antioquia (ano 107. Foi discípulo do APÓSTOLO JOÃO) escreve:  "de nenhuma maneira os cristãos devem sabatizar".
"Todo aquele que ama a cristo, celebra o Dia do Senhor, consagrado à ressurreição de cristo como o principal de todos os dias, não guardando os sábados, mas vivendo de acordo com o Dia do senhor, no qual nossa vida se levantou outra vez por meio dele e de sua morte. Que todo amigo de Cristo guarde o dia do senhor!"

São Justino (100 - 165 d.C), escreve:
 "No dia dito do sol, todos aqueles dos nossos que habitam as cidades ou os campos, se reunam num mesmo lugar. Lêem-se as memórias dos apóstolos e os escritos dos profetas... Quando a oração está terminada, são trazidos e vinho e água... Nós nos reunimos todos no dia do sol, porque é o primeiro dia, aquele em que Deus transformou as trevas e a matéria para criar o mundo, e também porque Jesus Cristo Salvador, ressuscitou dos mortos nesse dia mesmo" (I Apologia 67, 3. 7).

São Barnabé (santo mencionado no NT, conf. Atos 14:14), escreve:
"De maneira que nós observamos o domingo com regozijo, o dia em que Jesus ressuscitou dos mortos".

Dioniso de Corinto  (+ 171), escreve:
 "Hoje observamos o dia santo do senhor, em que lemos sua carta".

Tertuliano em  197  escreve::
"Outros, de novo, certamente com mais informação e maior veracidade, acreditam que o sol é nosso deus. Somos confundidos com os persas, talvez, embora não adoremos o astro do dia pintado numa peça de linho, tendo-o sempre em sua própria órbita. A idéia, não há dúvidas, originou-se de nosso conhecido costume de nos virarmos para o nascente em nossas preces. Mas, vós, muitos de vós, no propósito às vezes de adorar os corpos celestes moveis vossos lábios em direção ao oriente. Da mesma maneira, se dedicamos o dia do sol para nossas celebrações, é por uma razão muito diferente da dos adoradores do sol. Temos alguma semelhança convosco que dedicais o dia de Saturno (Sábado) para repouso e prazer, embora também estejais muito distantes dos costumes judeus, os quais certamente ignorais" (Tertuliano 197 d.C. Apologia part.IV cap. 16) (grifos meus).

Com todo o embasamento acima, penso que não restam dúvidas de que os primeiros cristãos sempre guardaram o domingo. Penso que ficou bem explicado a mudança de sábado para o domingo. Qualquer coisa fique a vontade em perguntar.

Espero ter ajudado.

Sem mais,

Despeço-me.

Nelson Monteiro Sarmento Silva.

35 comentários:

Paulino Filho disse...

Nelson
Primeiro: em colossenses 2:16, o sabado que Paulo fala e o sabado cerimonial. Ver levitico cap 23:32.
A não ser que Paulo tenha uma dupla personalidade não e: (atos 18:4, 17:2)

Paulino Filho disse...

Nelson
Segundo: o senhor disse que Jesus pode muito bem transferir a santificação do sabado para o domingo. Mais o senhor esqueceu de ler esse versiculo biblico. Jesus disse: Em malaquias 3:6. (Porquer Eu o Senhor não mudo).
Nos cristão não podemos crerem achologia.Deus disse não mudo e acabou).Espero que o senhor me responda? QUE O SENHOR DEUS TE ABENCOE

Paulino Filho disse...

Em Atos 20:7 encontramos o relatório de como Paulo teve uma reunião de despedida “no primeiro dia da semana” que, porém, era o que consideramos “sábado à noite”. O dia dos judeus se inicia no pôr do sol. Por sinal, a tradução bíblica A Bíblia na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil, refere-se ao episódio como tendo ocorrido num “sábado à noite”. Que se estendeu porque o apóstolo paulo tinha que seguir viagem. E com relação a 1 Corintios 16:2 Paulo fala a respeito da coleta para os necessitados da judeus e não tem nada aver com dia de guarda.

Paulino Filho disse...

O Dia do Senhor em Apoc. 1:10 é o sábado e o termo latim Dominica die é tardio e não é argumento primário.
Citação:
Esse dia, por sua importância, passou a ser chamado, domingo, nome inédito em todo o mundo, exclusivo do cristianismo.
Isso só ocorreu no periodo pós-apostólico, muito tardiamente. Conclusão: Jesus e o senhor do sabado. Vamos para um pouco pra pensar. O único mandamento que nos ignoramos e o único que Deus mandou agente lembrar. Lembra-te do dia de sabado para o santificar........... Obs: o sabado e o selo(sinal) de Deus ezequiel 20:20.se o domingo fosse tão importante assim, o profeta isaias citava esse dia para nos cristão adorar a Deus na terra renovada. Isaias 66:23. Espero que vcs possam me responder.

Nelson Monteiro disse...

1- Paulino, não era o sábado cerimonial e sim o semanal. O sábado cerimonial já estava incluído em "dias de festas". Podes constastar: "São estas as festas fixas do Senhor, que proclamareis para santas convocações, para oferecer ao SENHOR..." (Lv 23.37) "Além dos sábados do Senhor..." (Lv 23.38). A fórmula "dias de festa, luas novas e sábados" já indicam os dias sagrados anuais, mensais e por último semanais.
Leia: Números 28, 9-10, vers. 14 e 16-17; 1 Cr 23, 31; 2 Cr 2,4; 2 Cr 8,13; 2 Cr 31,3; Ez 45.17; Os 2.11.
Portanto Cl 2,16 é o seguinte: "[...]ninguém vos julgue [...], ou por causa dos dias de festa (cada ano ) , ou da lua nova (cada mês), ou dos sábados (cada semana), Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo."
E sobre as aparições de Paulo nas sinagogas nos sábados não provam nada. Primeiro, mesmo se ele fosse para consagrar o sábado (o que não concordo), isso não mudaria o que ele falou, para ninguém julgar quem não fizesse o mesmo. O costume de Paulo ir na sinagoga nos sábados não é doutrinário e sim prático, nada mais natural ir nesses locais ao encontro de judeus para pregar.

Nelson Monteiro disse...

2- Mudar uma questão acessória não faz Deus mudar. Deus é imutável, leis morais são imutáveis (consagrar um dia para o Senhor, por exemplo. Só lembrar do sentido original da palavra "sábado") mas costumes são mutáveis. Na minha resposta à Natália dei várias questões que Deus mudou. Sim, mudou. Não eram leis morais, logo mutáveis. O batismo não passou ao lugar da circuncisão? E por que o primeiro dia não poderia passar no lugar do sétimo (após sexta)?
Ninguém aqui crê em achologia, meu caro. Quem crê (ou cria) no que acha são os protestantes, é você, Ellen White, Guilherme Miller e tantos outros.

Nelson Monteiro disse...

3- Segundo a interpretação dos judeus o "shabbath" terminava ao pôr do sol, logo (mesmo se Lucas estivesse usando à maneira judaica) não era o shabbath que Paulo guardava e sim o primeiro dia dos judeus. A tradução
como sábado a noite é falsa. Mian Sabbatôn é = o primeiro dia da semana. O mais correto em pensar é que a reunião foi realizada no primeiro dia à noite, e Paulo havia planejado partir na segunda-feira (e isso servirá no sistema judaico e romano. Como parece que de imediato, é razoável pensar que foi usado o romano) Quando finda o sábado, entra o primeiro dia (conf. Mat 28,1). E o fim da reunião no primeiro dia foi para partir o pão como lemos no trecho. (ler Atos 2,42; 1 Coríntios 10,16; 11,18-34)
Vamos pelas evidências históricas Paulino, leia: "Reúnam-se no dia do Senhor [= dominica dies = domingo] para partir o pão e agradecer, depois de ter confessado os pecados, para que o sacrifício de vocês seja puro"
(Didaqué 14,1 - primeiro catecismo cristão, escrito no séc. I, mais precisamente no ano 96 dC). Pronto! É só relacionar. =)
E temos mais: "Os cristãos festejavam o primeiro dia da semana e não o sábado." (Apologia - São Justino, no ano 152).
"Os cristãos festejavam o dia da Ressurreição de Cristo, que foi no domingo." (Tertuliano - 200)
Sem falar do discípulo de João, o apóstolo, que disse que os cristãos não devem sabatizar.
Sobre 1 Corintios 16,2 só faria sentido a coleta ser feita naquele dia, se os cristãos se reunissem no dia.

Nelson Monteiro disse...

4. O que encontramos em Apocalipse 1, 10 que é "dia senhorial" ou o "dia do Senhor" (kyeaké hemera, dies dominica) foi o que muito cedo foi convertido em substantivo dominica que passou a designar o dia, ao passo que o neutro dominicum aplicou-se à celebração eucarística do domingo. Como lemos na Didakê: cada domingo do Senhor (kata kyriaken ou Kyriou, in qualibet dominica Domini), que é literalmente: "Cada dia Senhorial do Senhor"
Leia: "Os que vivem segundo a antiga tradição voltam a nova esperança, não guardando o sábado, mas o dia do Senhor (não sabatizando, mas vivendo segundo o Dia do Senhor), no qual nossa vida foi salva por Ele e por sua morte" (Santo Inácio, discípulo de João, o apóstolo. Ad. Magn. 9,1)
Trecho no original: "kata kyriaken zonte, secundum dominicam vivunt."
Por fim só quero lembrar que "shabbath" quer dizer descanso/inatividade, logo o dia que será o "shabbath" é acessório e não moral.

Paulino Filho disse...

Quem esta com a verdade vc ou Deus?
Deus disse que não muda, o senhor disse que muda...
Vale apena lembra:
Nelson vc disse que as leis morais Sao imutáveis E a cerimoniais Sao mutáveis.
So que o senhor se esqueceu de ler êxodo 20:20.(que fala dos dez mandamento)que inclui a observância do sabado.
Será que os dez mandamento Sao preceitos morais ou cerimonias?
-se Deus não muda leis morais porque So o sabadoque esta do decálogo tem que ser mudado?
Não esqueça de ler Tiago 2:8-13(que diz: quem quebra um mandamento Ja quebrou todos os dez)
Não sou eu que diz eh Deus...

Paulino Filho disse...

Nelson o vc disse que o partir do pão foi no primeiro dia da semana(domingo) a noite.so que vc mesmo se contradiz, sabe porque?
Porque o 1 dia da semana a noite Ja não e mais o domingo e sim o segundo dia da semana.
Conclusão: Paulo partiu o pão no segundo dia da semana e não no domingo.Ja que era depois do por do sol do primeiro dia da semana.foi o senhor mesmo que disse: 1 dia da semana a noite.....

Paulino Filho disse...

Segundo 1 corintios 16:2, o senhor tem que ter em mente que no sabado ninguem Podia trabalhar..aí os cristão tinha que fazer a coleta em qualquer outro dia. Ou não?

Paulino Filho disse...

O senhor também se esqueceu abalem das festas fixas existem outros sábados que não estão incluídos na festas fixas Sao elas:
1)Lev 23:32- o dia da expiação - sabado de descanso solene vós será.
2)Lev 25:4- Ano de descanso- porque no setimo ano haverá sabado de descanso solene para a terra...
Esses sábados Nelson ,não estão incluídos nas Festas fixas.
Pode constatar........

Paulino Filho disse...

O senhor disse que os protestantes,eu, Ellen white......quer no achamos, então me diga so uma coisa(não adianta sai da questão).
Onde a na escritura a mudança do sabado para o domingo?
Será que não foi Constantino ou o papa!
Eu sei que o senhor não pode me responder,mais daniel7:25 diz que um poder religioso iria mudar os tempos e a lei.....
Também me diga os dez mandamentos Sao morais ou não ?
Não se esqueça do quarto mandamento

Paulino Filho disse...

Nelson em hebreus 4:9 o apóstolo Paulo afirma:
Portanto resta um repouso para o povo de Deus.
Veja não e apenas um (repouso),como erradamente algumas versões rezam,pois se o intuito do escritor fora exprimir a idéia geral do repouso,como nos versiculos anteriores, ter-se-ia servido aqui a palavra grega( Katapausis)que corresponde a essa idéia.ao invés disto,porém,ele muito conscientemente se serve da palavra grega (Sabbatismos), substantivo do verbo sabbatizo,que significa guardar ou observar o setimo dia.....
Conclusão: em hebreus 4:9 no original grego fica assim:
Portanto fica ainda um repouso no setimo dia para o povo de Deus ou descanso sabático.como queira....
Se o dia do senhor fosse o domingo, o apóstolo Paulo não se contradiria.....
Claro que não, ele sempre observou esse dia(atos 17:2), vamos observar no futuro junto com Deus(isaias 66:23) e vc?

Paulino Filho disse...

Se o o sabado (descanso)foi abolido em colossenses 2:17, então não existe mais um repouso ou dia para o povo de Deus.vcs mesmo se contradizem.......
A interpretação de fim do sábado em Col. 2:17 também compromete os fundamentos do domingo. Então, não é coerente dar tal interpretação e defender a observância de qualquer dia de repouso, pois, no caso, se Paulo está ensinando o fim do sábado, ele está eliminando o princípio de um dia dedicado a Deus, o que contraria todo o restante do que a Bíblia ensina (ver o exemplo de João, Apoc. 1:10).Não se preocupe Nelson eu espero vc me responder?

Nelson Monteiro disse...

Quem é a VERDADE é Deus! E como o mesmo guia a ICAR a "Igreja é a coluna da verdade" (1 TIMÓTEO 3,15) Eu disse que Deus é imutável, pode conferir: 'Deus é imutável, leis morais são imutáveis...'. Não coloque frases no meu texto.
Os 10 Mandamentos são imutáveis, caríssimo. O sábado (lembrar do sentido original) é imutável também. Agora, o dia que será o "shabbath" é mutável, pois não é lei moral. Isso tudo eu expliquei para a Natália vou colar aqui:

"Na verdade Javé instituiu um dia para o descanso, um dia consagrado a Ele, o sétimo dia, mas isso não quer dizer que tenha que ser de modo necessário o nosso sábado, pois, não é dada ordem até o "sétimo dia". Para um entendimento mais fácil: Deus não transmitiu uma decreto dizendo, "de domingo à sexta farás tuas obras, mas no sábado não poderás fazer obra alguma." O que Ele falou foi o seguinte: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra"[...]

"Sábado (em hebraico "shab.báth") quer dizer "descanso, repouso", deste modo, a ordem dada por Deus é não poder trabalhar no sétimo dia, consagrar esse dia (7º) para o Senhor. É isso que nós católicos ainda fazemos, por isso, é incorreto afirmar que os católicos guardam os 9 mandamentos e ignoram o do "sábado" (tendo em vista o conceito hebraico). A Lei é guardar o sétimo dia, o costume judaico é ter o "sábado" (o dia da semana após a sexta) como o sétimo para a guarda."

"É lícito dizer que a lei imutável diz que se deve ter um dia especial para Deus, então qual dos sete dias da semana é uma questão ritual. No ritual mosaico era o sábado (o dia da semana após a sexta)."

Nelson Monteiro disse...

Paulino você está se confundindo! Se o dia para os judeus termina e começa um novo ao pôr do sol, Paulo estava no primeiro dia de qualquer forma. Além do mais a passagem não deixa dúvida: "E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão" Paulo ajuntou-se para partir o pão no domingo e partiria no dia seguinte. Não aguento mais repetir que isso corresponde com o que está na Didakê XIV,1.

No sábado as pessoas podiam fazer boas obras. Jesus fez, então só se Ele é contraditório (conf. João 5,1-18)
Jesus mesmo disse "...É permitido, pois, fazer o bem no dia de sábado." (Mateus 12,12) E o mesmo vale ao domingo, não é permitido trabalhar, mas fazer o bem sim.

Sobre Lev 23,32, isso se refere à Festa da Expiação. E se fosse só sobre o ano sabático, não faria sentido o autor não por com todas as letras "ou do ano sabático", já que se referia só a isso.

Nelson Monteiro disse...

Você me pergunta: Onde há na escritura a mudança do sabado para o domingo?

Não está! E eu digo sem nenhum escrúpulo, pois, não sigo "Sola Scriptura". A Bíblia nos manda seguir a tradição, tenho um artigo sobre isso, procure... Que a santificação passou para o domingo é tradição, tem base bíblica, mas nada explícito. Logo, não sigo "achologia" e sim vocês.
E me diga onde está na Bíblia que são 66 livros inspirados e não 72. Diga-me onde está na Bíblia que só podemos nos guiar por ela.

"Será que não foi Constantino ou o papa!" Creio que isso era para ser uma pergunta. Paulino, chega ser infantil insistir nisso, depois de um monte de escritos anteriores a Constantino que passei. Passei um de Santo Inácio, uma pessoa, que conheceu Paulo e foi discípulo de João, o apóstolo.

E me repetindo: Os 10 mandamentos são leis morais.

Nelson Monteiro disse...

Em Hebreus 4 há uma alusão do sábado da lei com o descanso da vida com Cristo. É só ler todo o cap. para entender. Com o uso, o autor só quis tornar o sabbath símbolo do nosso descanso eterno.
Leia: "Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência" (Hebreus 4,3-6)

Veja no contexto:

"Se Josué lhes houvesse dado repouso [Terra Prometida], não teria depois disso falado dum outro dia. [descanso com Cristo] Por isso, resta um repouso sabático [descanso com Cristo] para o povo de Deus. E quem entrar nesse repouso descansará das suas obras, assim como descansou Deus das suas. Assim, apressemo-nos a entrar neste descanso para não cairmos por nossa vez na mesma incredulidade. (Hebreus 4, 8-11)

E esta é uma interpretação tbm de Santo Agostinho.

Relacionar com: "Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração, e achareis repouso para vossas almas" (Mt 11,29).

Então, como falei, foi posto em sentido metafórico, como qualquer um poderá notar lendo o capítulo.

Nelson Monteiro disse...

Sobre Atos 17,2 já respondi. Quanto Isaías 66, 23 o autor quer mostrar justamente que adoraremos Deus todos o momento, e não só nos sábados e lua nova, no caso todos "os dias". É o mesmo de eu dizer que trabalho desde segunda até a outra. Não disse que trabalho só às segundas, mas todos os dias. É claro que ele usou a medição de tempo segundo sua cultura. Leia: "E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada."(Apocalipse 21,23)

Ainda sobre Col. 2,16 é só ver o contexto. São paulo está se referindo aos gentios de colossos. Diz que não podem ser condenados por questões culturais da Antiga Aliança, logo se refere a ter o dia após sexta como descanso e não ter um dia para descanso, pois isso é lei moral.

Paulino Filho disse...

Nelson,so para deixar claro.
eu não estou aqui brigando com vc e sim debatendo.não sou contra a sua raligiao,nem a vc.
Vc tem seu ponto de vista e eu tenho o meu.isso não vai mudar.....
As pessoas que vão tirar as suas conclusões .
Mas de a intenção de Paulo fosse so apenas o descanso espiritual,ele tambem usaria no verso 9 a palavra Katapausis.eu concordo com o senhor em falar que entramos no descanso de Cristo.mais esse descanso e no sabado e não no domingo.a palavra usada foi Sabbatismos e não Katapausis.....

Nelson Monteiro disse...

Paulino, espero que seu ponto de vista mude, assim como, o da Natália mudou:
http://www.digitusdei.com.br/2010/08/testemunho-de-natalia-zelice-ex.html

Minha interpretação sobre Hebreus 4,9 não defende o domingo, para mim, não tem relação com o sétimo dia literalmente. Com o uso da palavra "Katapausis" o autor quis relacionar o "sabbath" com o descanso eterno com Deus. Usou no sentido metafórico.
Explica Donald A.Hagner em seu "Novo Comentário Bíblico Contemporâneo":
"A palavra grega rara para repouso (sabbath no hebraico) neste versículo é sabbatismos. É usada deliberadamente pelo autor em lugar da palavra ara "descanso" usada previamente em sua discussão (katapausis), a fim de enfatizar que o descanso de que tem falado é de natureza escatológica, isto é, tem a natureza do descanso do próprio Deus. Assim é que o sabbath de Deus torna símbolo do nosso descanso" (pág.92)

Só para concluir: Acredito, então, que o autor relaciona Salmos 95,11 com Gênesis 2,2.

"A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso. (VocÊ acredita que isso se refere ao sábado?)" (Salmos 95,11)
"E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito." (Gênesis 2,2)

Agora veja no contexto para ver se isso não faz sentido:

"Se Josué lhes houvesse dado repouso [Terra Prometida], não teria depois disso falado dum outro dia. [descanso com Cristo] Por isso, resta um repouso sabático [descanso com Cristo] para o povo de Deus. E quem entrar nesse repouso descansará das suas obras, assim como descansou Deus das suas. Assim, apressemo-nos a entrar neste descanso para não cairmos por nossa vez na mesma incredulidade. (Hebreus 4, 8-11)

Paulino quero que você me responda: Se os cristãos da igreja primitiva não guardavam o domingo pq Santo Inácio (35 - 110 d.C.) que foi discípulo de São João e conheceu São Paulo, diz o seguinte:
"Os que vivem segundo a antiga tradição voltam a nova esperança, não guardando o sábado, mas o dia do Senhor (não sabatizando, mas vivendo segundo o Dia do Senhor), no qual nossa vida foi salva por Ele e por sua morte" (Ad. Magn. 9,1) ? De onde ele tirou isso?
E essa outra citação: "Os cristãos festejavam o primeiro dia da semana e não o sábado." (Apologia - São Justino, no ano 152). ? Olha o ano! De onde ele tirou isso?! Quem está com as evidências históricas?!

Paulino Filho disse...

Vou responder sua pergunta, afinal Nao sei se vc vai publicar esse comentário....como fez outra vez.....
Os observadores do domingo, em uma tentativa desesperada de defender o indefensável, apelam aos pais da igreja e ao texto de Apocalipse 1:10 para “provar” que o “dia do Senhor” não é o sábado. Leiamos o texto:

“Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta” Apocalipse 1:10.

Eles pecam em duas coisas:

1) Em usar a autoridade dos pais da igreja no lugar da autoridade da Bíblia (Jo 17:17);

2) Em dizer que a expressão grega Kuriakê heméra (Dia do Senhor), utilizada em Apocalipse 1:10, se refere ao primeiro dia da semana.

Vamos analisar a fragilidade dessa argumentação e mostrar que a Bíblia continua sendo a autoridade para o cristão que respeita a Deus e a autoridade de Sua Palavra.

Os pais da igreja

Mesmo tendo sido homens piedosos em suas épocas, não podemos fazer de tais homens nossa autoridade final em assuntos doutrinários. Isso por que “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” (At 5:29).

Veja no que alguns dos pais da igreja acreditavam e conclua por si mesmo se, em matéria de doutrina, eles são confiáveis 100%. As informações a seguir forma extraídas do livro Subtilezas do Erro (1981):

Inácio dizia que se torna assassino quem não jejua no sábado; defende a transubstanciação, considerando herege quem admite apenas o simbolismo da santa ceia e exalta demais a autoridade do bispo, pondo-a acima da de César, chegando ao cúmulo de afirmar que, quem não o consulta, segue a satanás.

Barnabé (se é que existiu tal personagem), diz que a lebre muda a cada ano o lugar da concepção, que a hiena muda de sexo anualmente, e a doninha concebe pela boca. Afirma que Abraão conhecia o alfabeto grego (séculos antes que tal alfabeto existisse) e alegoriza a Bíblia.

Justino ensinava, entre outros absurdos, que os anjos do céu comem maná e que Deus, no princípio do mundo, deu o sol para ser adorado.

Clemente de Alexandria sustenta que os gregos se salvam pela sua sabedoria; afirma que Abraão era sábio em astronomia e aritmética e que Platão era profeta evangélico.

Tertuliano diz regozijar-se com os sofrimentos dos ímpios no inferno. Afirma que os animais oram. Defende o purgatório e a oração pelos mortos.

Eusébio era ariano (negava a Divindade de Cristo)

Irineu quer que as almas, separadas do corpo, tenham mãos e pés. Defende a supremacia de Roma, alegando que a igreja tem mais autoridade que a Palavra de Deus. Defende ardorosamente o purgatório.

Tais homens são as autoridades doutrinárias dos observadores do domingo, caro leitor! Pasmem! Não foi por acaso que Adam Clarck, comentarista evangélico, disse sobre eles: “Em ponto de doutrina a autoridade deles é, a meu ver, nula” – Clarkes’s Commentary, on Proverbs 8.

Paulino Filho disse...

Continuação ....
A expressão Kuriakê heméra (dia do Senhor) se refere ao domingo?

Só para os desinformados. No grego clássico, realmente a expressão foi aplicada por alguns pais da igreja ao domingo. Entretanto, a Bíblia não foi escrita no grego clássico, mas, no grego koinê (comum, do povo). Por isso, precisamos buscar o significado da expressão no tipo de grego utilizado pelos autores do Novo Testamento. Isso é óbvio demais a ponto de nem ser preciso redigir um comentário desses no presente artigo. Mas, por amor à verdade, é bom deixar tudo bem claro.

Eis algumas evidências de que a expressão grega para “dia do Senhor” (no grego bíblico) não se refere ao primeiro dia da semana:

1) A primeira menção ao domingo como “dia do Senhor” encontra-se num escrito falsamente atribuído a Pedro, chamado “Evangelho Segundo Pedro” (cap. 9:35), datado pelo menos uns 70 a 75 anos após o período que João escreveu o Apocalipse.

Uma pergunta aos dominguistas:

Como João iria se referir ao domingo em Apocalipse 1:10, sendo que a primeira citação como sendo este o dia do Senhor aparece cerca de 70 a 75 anos DEPOIS dele escrever este texto? Impossível!

2) Justino Mártir (ano 150 d.C) quando alude a um costume que se implanta entre os cristãos de sua época a reunirem-se no 1o dia da semana, refere-se a esse dia com a expressão “dia do Sol” e não “dia do Senhor”.

3) O evangelho de João teria sido escrito mais ou menos na mesma década que o Apocalipse e, ao referir-se ao domingo, o apóstolo não o chama de “dia do Senhor”, mas meramente “primeiro dia”. Nenhum título de santidade é dado ao domingo (só na imaginação fértil dos que são contra o quarto mandamento da Lei de Deus)

4) Nem o Pai nem o filho reclamaram o domingo como “SEU” em qualquer sentido. Se seguirmos a lógica dos oponentes (em guardar o domingo por que Jesus ressuscitou no primeiro dia), poderíamos santificar a sexta-feira – o dia da crucificação. Ele não tem menos importância para nós cristãos! Por que não chamar o dia da “ascensão” de “dia do Senhor?” Qual critério bíblico é utilizado para dizer que o momento da ressurreição é mais importante que o dia em que Cristo morreu e subiu aos céus?

6) Toda a vez que o Novo Testamento se refere ao primeiro dia da semana, usa a expressão “primeiro [dia] após o sábado” (Mt 28:1; Mc 16:2; Lc 24:1; Jo 20:1,19; At 20:7; 1Co. 16:2). Ou, “segundo [dia] após o sábado”, etc. Isto dá mais valor ao sétimo dia como ponto central da semana, para os escritores evangélicos. 

        O dia do Senhor na Bíblia
“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.  E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.  E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.” Gênesis 2:1-3 (Não venha me dizer que aqui não é o sábado…)

“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.  Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.  Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;  porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.” Êxodo 20:8-11.

“Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o SENHOR: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã seguinte.” Êxodo 16:23 (Não se esqueça que o aquecer fogo no deserto exigia muito esforço e trabalho. Eles não tinham palitos de fósforos ou isqueiros como nós)

“De que, trazendo os povos da terra no dia de sábado qualquer mercadoria e qualquer cereal para venderem, nada comprariam deles no sábado, nem no dia santificado; e de que, no ano sétimo, abririam mão da colheita e de toda e qualquer cobrança.” Neemias 10:31.

Paulino Filho disse...

Continuação ........
“Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs” Isaías 58:13.

“Porque o Filho do Homem é senhor do sábado.” Mateus 12:8 (Aqui e no texto seguinte Jesus não diz que é o “senhor do sábado” para desobedecer e sim para dar o exemplo, ensinando as pessoas a guardarem o sétimo dia da maneira correta).

 “De sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.” Marcos 2:28.

Onde na Bíblia o domingo é chamado de “dia do Senhor”?

Os textos são tão claros para o filho de Deus – regenerado pelo Espírito – que não farei maiores comentários. Cabe a cada um aceitar ou não o que Deus diz e depois prestar contas a Ele pessoalmente (Rm 14:12; 2Co 5:10).

Gostaria que os defensores do domingo me respondessem a pelo menos uma pergunta, das várias que surgiram com esse artigo:

Como João iria se referir ao domingo em Apocalipse 1:10, sendo que a primeira citação como sendo este o dia do Senhor aparece cerca de 70 a 75 anos DEPOIS dele escrever esse texto?

Aguardarei respostas sinceras e embasadas na Bíblia.

“Então, disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?” Êxodo 16:28
Fonte: novotempo.com/namiradaverdade

Nelson Monteiro disse...

RESPOSTA AOS ÚLTIMOS COMENTÁRIOS DO SEU PAULINO EM POST:
http://www.digitusdei.com.br/2010/11/domingo-e-pais-da-igreja-resposta-ao.html

Bruno disse...

Paulino
que o senhor Deus esteja com você

Paulo Santana disse...

porque você não posta o meu comentario?

Marcelo disse...

Paulo, não há comentário seu à ser moderado, somente havia este.
Talvez não tenha sido enviado, tente novamente.

In corde Iesu,
Marcelo Maciel.

Nelson Monteiro disse...

Tem algum testemunho como prova? Por que os Santo Padres dizem justamente o contrário?

Unknown disse...

Nova Vulgata - Bibliorum Sacrorum Editio do Vaticano
Mateus 28:1
Sero autem post sabbatum, cum illucesceret in primam sabbati, venit Maria Magdalene et altera Maria videre sepulcrum.
http://www.vatican.va/archive/bible/nova_vulgata/documents/nova-vulgata_nt_evang-matthaeum_lt.html#28


Unknown disse...

Nova Vulgata - Bibliorum Sacrorum Editio do Vaticano
Actos dos Apóstolos 20:7
In una autem sabbatorum, cum convenissemus ad frangendum panem, Paulus disputabat eis, profecturus in crastinum, protraxitque sermonem usque in mediam noctem.
http://www.vatican.va/archive/bible/nova_vulgata/documents/nova-vulgata_nt_actus-apostolorum_lt.html#20


Nelson Monteiro disse...

Meu caro, você sabe que "ἐπιφώσκω" quer dizer "alumia", "amanhecia", "cresce luz"? Assim, quando se diz que no amanhecer ou clarear de domingo como poderemos achar que se refira ao sábado?
É estranho você usar a Vulgata Nova, se esta baseia-se na Vulgata de São Jerônimo, se este mesmo acreditou que Jesus ressuscitou no domingo. Lucas 24,1 diz que as mulheres foram no primeiro dia da semana ao sepulcro. "ὄρθρου βαθέως" (manhã, muito cedo) não quer dizer nada para você? De qualquer modo, São João não deixa dúvidas: "havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana…” (Marcos 16,9) Mas persisto: não é de se levar em conta que os cristãos dos primeiros séculos, testemunhas mais próximas, tenham sempre crido que Jesus ressuscitou no domingo? Exemplo: Santo Inácio de Antioquia, Santo Irineu, Tertuliano, São Justino, Eusébio, etc.

Unknown disse...

Luke 24 Spanish: Sagradas Escrituras (1569)
1 Y el primero de los sábados, muy de mañana, vinieron al monumento, trayendo las drogas aromáticas que habían aparejado, y algunas otras mujeres con ellas.
http://se.bibliaparalela.com/luke/24.htm

Luke 24 Young's Literal Translation
1 And on the first of the sabbaths, at early dawn, they came to the tomb, bearing the spices they made ready, and certain others with them,
http://yltbible.com/luke/24.htm

Luke 24 Greek NT: Stephanus Textus Receptus (1550, with accents)
1τῇ δὲ μιᾷ τῶν σαββάτων ὄρθρου βαθέος ἦλθον ἐπὶ τὸ μνῆμα φέρουσαι ἃ ἡτοίμασαν ἀρώματα καί τινές σύν αὐταῖς
http://tr.biblos.com/luke/24.htm

http://luzdosabado.jimdo.com/bíblia-online/

Nelson Monteiro disse...

É isso mesmo que você não está entendendo, meu caro. Não se usava palavra específica para domingo como nós temos hoje (que quer dizer dia do Senhor), no lugar se dizia o numeral em relação ao sábado, daí o σαββάτων ser no lugar semana. μιᾷ σαββάτων é primeiro da semana, ou em outras palavras, primeiro após o sábado. Traduza por sábado se quiser, mas saiba que se refere a semana, como os os Pais da Igreja, Doutores da Igreja, teólogos e exegetas estão de acordo. Quem diz o contrário é uma parcela ínfima do adventismo. Santo Tomás já explicou isso: "O dia depois do sábado, ou o primeiro dia da semana é o primeiro depois do sábado, e que os cristãos têm conhecido como o dia do Senhor, por causa da ressurreição do Salvador." (Catena Aurea in Lucam, 24). É o mesmo que faz Lucas em 18, 12, traduz como: "Jejuo duas vezes na semana (nesteuo dis tu sábbatu), e dou os dízimos de tudo quanto possuo." É óbvio que não era jejuo duas vezes no sábado. Mais, é um problema essa tradução no plural (sábados) já que o AT descreve um período específico do ano de celebração com esse termo. E você está tão seguro que ora traz tradução por "dia de sábado", ora por "primeiro dos sábados", sendo que era a mesma expressão grega.

Postar um comentário

ATENÇÃO:
- Não publicaremos comentários com palavras de baixo calão.
- Identifique-se!

 
:: Digitus Dei :: Ad Deum qui lætificat juventutem meam!. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.