Boa tarde caros leitores. Hoje venho falar sobre uma pseudo-doutrina chamada reencarnação. É muito divulgada pelos espíritas. Volta e meia a Globo bota uma novela relacionada a isso, é o caso da atual, "Escrito nas Estrelas" da autora Elizabeth Jhin. Mas será mesmo que essa doutrina tem base bíblica? Está de acordo com a justiça divina?
Várias passagens a negam, como as abaixo:
"Está decretado que o homem morra uma só vez, e depois disto é o julgamento" (Hb 9, 27).
"Assim o homem, quando dormir, não ressuscitará, até que o céu seja consumido, não despertará, nem se levantará de seu sono" ( Jó, XIV,12).
"Por um só homem entrou a morte no mundo, e por um só homem a ressurreição" (1 Cor. 15, 2).
"Este [corpo] corruptível revestirá a incorruptibilidade e este [corpo] mortal, a imortalidade" (1 Cor. 15, 52).
"Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor. É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe" (2 Cor 5,8-9).
"Nós teremos, portanto, os mesmos corpos e não outros novos, a fim de que um receba o que é devido às boas ou más ações que houver praticado enquanto andava revestido do seu corpo" (2 Cor. 5, 10).
’Para mim, viver é Cristo, e morrer é lucro... Sinto-me num dilema: meu desejo é . partir e estar com Cristo, pois isto me é muito melhor...."(Fl 1, 21, 23)
"E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele...E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se os livros... e foram julgados, cada um segundo as suas obras... E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo." (Apocalipse 20,11-15)
"Buscai no Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" (Is 5, 6-7)
"Prestes a dar o último suspiro, disse ele: Maldito, tu nos arrebatas a vida presente, mas o Rei do universo nos ressuscitará para a vida eterna, se morrermos por fidelidade às suas leis."(2 Mac. 7,6)
"...e este disse, quando estava a ponto de expirar: É uma sorte desejável perecer pela mão humana com a esperança de que Deus nos ressuscite; mas, para ti, certamente não haverá ressurreição para a vida." (2 Mac. 7,14)
Estas passagens os espíritas ignoram. Para eles somente as palavras de Cristo são dignas de credibilidade, no entanto, como veremos mais adiante usam dos próprios livros que desacreditam passagens para querer comprovar a reencarnação. O contraditório é que o próprio Cristo disse: "...ora, a Escritura não pode ser desprezada.” (João 10,35)[sobre AT]
Mesmo o "1%" que Allan Kardec diz que aceita mostra o quão falsa é essa doutrina e que Cristo nunca pregou-a. Passarei agora palavras de Jesus Cristo que negam a reencarnação:
“Quando Jesus chegou, já fazia quatro dias que estava na sepultura... Disse Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas ainda agora sei que tudo o que pedires a Deus, ele te concederá. Disse Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Respondeu Maria; Eu sei que ressurgirá na ressurreição, no último dia. Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida: Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. Disse ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo”. “Onde o puseste? Tirai a pedra”. Disse Marta, irmão do morto: Senhor, já cheira mal, pois é o quarto dia. Então Jesus lhe disse: Não te disse que se creres verás a glória de Deus?” Após uma breve oração, Jesus clamou em alta voz: “Lázaro, vem para fora. O morto saiu, tendo as mãos e os pés enfaixados, e o rosto envolto num lenço...” (João 11.1-44)
Vemos aqui que Cristo de modo algum fala de reencarnação e sim de ressurreição, nem é inteligível pelo contexto pensar que ressurreição e reencarnação são sinônimos. A primeira negação é Marta dizer que ele [Lázaro] ressurgirá "no último dia" (fim do mundo) e não que terá vários processos encarnatórios para purificação. Após lemos que Cristo ressuscita o morto. Então, que relação tem isso com a reencarnação?
"Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição de vida; a os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação" (Jo 5,28-29). Cadê aqui a reencarnação? Jesus deixa claro que uns ressuscitarão para a vida eterna (paraíso) e outros para a condenação eterna (inferno).
"Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho finíssimo, e que todos os dias se banqueteava e se regalava. Havia também um mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à porta do rico. Ele avidamente desejava matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico... Até os cães iam lamber-lhe as chagas. Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. E estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio. Gritou, então: - Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou cruelmente atormentado nestas chamas. Abraão, porém, replicou: - Filho, lembra-te de que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento."(Luc. 16, 19-25)
Mais uma vez não sentimos nem cheiro da reencarnação. Segundo a parábola um foi ao paraíso e outro para o inferno. Onde foi parar a purificação do rico? Notem que também esta mesma passagem vai contra o ver espírita que a reencarnação está de acordo com a justiça divina, segundo o que argumentam, só em várias vidas haveria igualdade de condições culturais, sociais e financeiras. Erram, pois, a Justiça de Deus não se prova em tese que igualaria as situações em outra vida com a de outro. De modo contrário a Palavra de Deus diz: "Ricos e pobres se encontraram, ambos fez Deus" (Prov 22,2). A justiça divina está no julgamento de nosso Deus. Onde os que praticaram boas obras e tiveram fé vão ao céu, enquanto os que se apartaram de Deus ao inferno.
"Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Mc 16, 16)
“A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.”(Mat 3,12)
“E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.” (Mat 25,46)
As três passagens acima são unânimes na referência do inferno.
Por último e mais notável, Cristo disse ao bom ladrão: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23,43) Ele (Dimas) não teve que reencarnar para chegar a perfeição e merecer o paraíso. No mesmo dia estaria com Cristo no céu.
Passarei agora as supostas passagens que pregam a reencarnação usadas pelos espíritas:
"E, se quereis compreender, é ele o Elias que há de vir." (Mat 11, 14) "E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.” (Lucas 1:15-17)
"(...) interrogado o Senhor pelos seus discípulos a respeito da vinda de Elias respondeu: “Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo aquilo que quiseram.” (Mt XVII, 12) “E se quereis saber, João é o próprio Elias que há de vir” (Mt XI, 14) Interrogado, por sua vez, João disse: “Não sou Elias”. O que significa isto, caríssimos irmãos, por que o que afirma a Verdade, este profeta da Verdade nega? E de fato, muito diferentes são entre si “é o próprio” e “Não sou”. De que maneira, pois, é o profeta da Verdade, se não está de acordo com as palavras da própria Verdade? No entanto, se a própria verdade é procurada com exatidão, estas coisas que entre si soaram contrárias, não são compreendidas como contrárias. Pois o anjo disse a Zacarias sobre João: “E irá adiante dele no espírito e na virtude de Elias” (Lc I, 17). Neste caso, diz-se que virá no espírito e na virtude de Elias, porque assim como Elias precederá à segunda vinda do Senhor, assim João precedeu à primeira. Como Elias devia vir como precursor do Juiz, João tornou-se o precursor do Redentor. Assim, João era Elias no espírito, mas não em pessoa. O que o Senhor declarou sobre o espírito, São João negou em relação à pessoa; pois, assim era justo: que não só o Senhor do discípulo dissesse um sentença espiritual sobre São João, como também o próprio São João respondesse, na perturbação da carne, não sobre seu espírito, mas sobre a carne. O que São João disse parece contrário à verdade, contudo, não se afasta do caminho da Verdade." (São Gregório Magno, Patrologiae Tomus LXXVI: Sancti Gregorii Magni. Tomus Secundus. Homilia VII in Evangelia, Col. 1099-1100.)
Devemos entender quatro coisas sobre estas passagens:
1- ESPÍRITO não é somente posto como sinônimo de alma nas escrituras. Ele também tem o significa de coragem, força, vontade. Exemplo: Reis 2,4-15 Eliseu recebeu mesmo Espírito de Elias.
2- Elias teve assunção, então não faz sentido João Batista ser reencarnação dele.
3- Jesus Cristo fez uma comparação da missão de João Batista que veio para preparar o caminho do Senhor, com a de Elias que virá pouco antes da regeneração do mundo também preparar o caminho do Senhor.
4- O próprio João Batista disse que não era Elias (João 1,21)
"Se alguém não nascer de novo, não pode entrar no reino de Deus" "Em verdade, em verdade te digo que quem não renascer por meio da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus" (Jo 3, 3 e 5)
Primeiro, o texto original não diz, ‘‘nascer de novo”, mas “nascer do alto’’. A palavra que foi empregada é “nothen’’ que quis expressar: “do céu, do alto ou de cima’’ e não “de novo”.
O nascer do alto, expressa, o nascer do Espírito através da água (o batismo).
Vejamos: “quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e VOS RENOVEIS NO ESPíRITO DO VOSSO ENTENDIMENTO, e vos revistais DO NOVO HOMEM, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Efésios, 4: 22 a 24).
No versículo 5 podemos constatar que falava do batismo onde os dons do Espírito nos são dados no mesmo tempo que somos santificados.
Então o nascer da água e do Espírito estão unidos quando somos batizados. Nascemos para uma vida divina. (S. João, 3 v. 4-Cool
Disse João Batista '’Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo."
Ora, o batismo de Jesus Cristo fala de água e Espírito. A diferença do batismo de João com o de Jesus é que o primeiro não batizava no Espírito Santo e nem redimia o pecado original, mas o de Jesus sim, através da água.
É de se notar que o próprio Nicodemos dá a entender que Jesus não estava falando de reencarnação. No versículo 4, Nicodemos pergunta a Jesus: "Como o homem pode voltar a nascer se já é velho? Acaso poderá entrar novamente no seio de sua mãe para renascer?", e Jesus responde falando do novo nascimento pela água e pelo Espírito no versículo 5.
As passagens abaixo deixam bem claro que o renascimento não tem nada a ver com a reencarnação, e sim batismo:
"Fomos sepultados com Cristo pelo Batismo em união com sua morte, a fim de que, assim como Cristo ressuscitou de entre os mortos pelo poder glorioso do seu Pai, assim também nós caminhemos agora numa vida nova" (Rom. 6, 3-13).
"A qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo" (1 Pedro 3,21).
"Quando o homem está morto, vive sempre; acabando os dias da minha existência terrestre, esperarei, porquanto a ela voltarei de novo".(Jo, 14, 10-14)
Esta passagem claramente fala, como sempre, da ressurreição.
Termino afirmando que a doutrina da reencarnação vai contra o sacrifício de Cristo. Se é nas reencarnações que nos purificamos de que serviu a morte de Cristo? Há nisso uma auto-salvação, contrariando absurdamente as escrituras.
“No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! ‘’ (João 1,29)
Obs: Os hebreus matavam cordeiros em sacrifício a Deus, para remissão dos pecados. Jesus foi o Cordeiro de Deus!
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus." (Rom 3, 23-24)
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas."
(Ef 2,8-10)
"Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras" (1 Cor 15,3)
"Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?" (Rom 6,3)
"Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes" (Gal 3,27)
“Tomai e comei, isso é o meu corpo que será entregue por vós”. “Tomai e bebei, isso é o meu sangue que será derramado por vós e por muitos”. "Isto é o meu Sangue da Nova Aliança que será derramado por muitos" (Mt 26,28; Mc 14,24; Lc 22,20; 1Cor 11,25).
Nelson Monteiro.
Referência:
http://www.montfort.org.br/action.php?secao=cartas&subsecao=apologetica&artigo=20060118180050&lang=bra&action=print
Quae est ista quae ascendit de deserto, deliciis affluens, innixa super Dilectum suum? Quem é esta que sobe do deserto cheia de delícias e apoiada em seu Amado?
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