Quae est ista quae ascendit de deserto, deliciis affluens, innixa super Dilectum suum? Quem é esta que sobe do deserto cheia de delícias e apoiada em seu Amado?

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Onde se encontravam os justos antes da redenção?

Antes do sacrifício de Jesus Cristo, ninguém poderia entrar no paraíso, por ainda não estar remido do pecado original. Ele veio nos libertar desse pecado que é passado de pai a filhos, após isso e desse modo, já poderíamos entrar no Reino dos céus. Está escrito que nada de impuro entra no Paraíso (Ap. 21, 27)
Os santos antes da morte de Cristo na cruz, encontravam-se no lugar chamado de "seio de Abraão" ou limbo, como Jesus propôs ao contar a parábola do pobre Lázaro. O limbo era (ou ainda é) um lugar onde se gozava (ou ainda se goza) de felicidade, mas não completa, pois esta só pode estar no mais alto dos céus, na morada de Deus "...que habita em luz inacessível..." I Tim 6:16.
Jesus confirma que antes DEle ninguém subiu ao céu:
"Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu."(João 3:13)
Há alguma dificuldade em fazer relação da passagem acima citada, com outras e tem causado muita confusão, chegando até parecer contradição. Vejamos:
"E, indo eles caminhando e conversando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho" (II Reis, 2: 11).
"Henoc agradou a Deus e foi transportado ao paraíso, para excitar as nações à penitência." (Eclesiástico 44,16)
O fato é que não existe apenas um céu. Mostra Paulo:
"Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu." (II Corintios 12:2)
Paraíso no hebraico significa: "Lugar de gozo". O Limbo também é um lugar de gozo, então é também um Paraíso. O lugar onde os santos da Antiga Aliança ficavam havia felcidade, mas não a plena e é essa que eles esperavam com a redenção de Jesus.
Há diferença nos "céus", que é apresentado aparentemente em níveis:
"Mas, de fato, habitaria Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e nem mesmo o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei" (2 Cr 6:18)
Como vemos, Deus habita no mais alto dos céus e ali está seu trono. Para nos levar a esse lugar, Deus se fez homem salvando-nos. No mais alto dos céus ninguém subiu antes de Cristo e de sua salvação. Leiam ainda:
"Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas." (Efésios 4:10)
E por fim:
"pelo que diz: Quando subiu ao alto, levou muitos cativos, cumulou de dons os homens (Sl 67,19).
Ora, que quer dizer ele subiu, senão que antes havia descido a esta terra?
Aquele que desceu é também o que subiu acima de TODOS OS CÉUS para encher todas as coisas". (Efésios 4,8-9)

Nelson Monteiro.

1 comentários:

Captare disse...

Caríssimo Nelson, Laudetur Dominus!

Apenas complementando, há uma passagem na Primeira Epístola de São Pedro que também faz referência à descida do Senhor ao Limbo: "É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no cárcere, àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes, quando Deus aguardava com paciência, enquanto se edificava a arca, na qual poucas pessoas, isto é, apenas oito se salvaram através da água". (I Pe 3, 19s)

O 5º artigo do Símbolo dos Apóstolos (Credo) - [...]desceu à mansão dos mortos, ressucitou ao terceiro dia[...] - também faz referência a esta descida do Senhor ao Limbo.

Pax et Salutis

Postar um comentário

ATENÇÃO:
- Não publicaremos comentários com palavras de baixo calão.
- Identifique-se!

 
:: Digitus Dei :: Ad Deum qui lætificat juventutem meam!. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.