Quae est ista quae ascendit de deserto, deliciis affluens, innixa super Dilectum suum? Quem é esta que sobe do deserto cheia de delícias e apoiada em seu Amado?

domingo, 29 de maio de 2011

Resposta: Descida de Jesus aos infernos, a promessa ao bom ladrão e a entrega ao Pai.

PERGUNTA


NOME: Luiz Fernando
ASSUNTO: Doutrina Católica
RELIGIÃO: Católica


Prezados senhores

Boa noite


Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo excelente site em defesa da Fé Católica.Poderiam me tirar algumas dúvidas por gentileza?


Jesus disse que o ladrão da cruz estaria com Ele naquele mesmo dia e quando Jesus morreu Ele entregou seu espirito para Deus ou seja o espirito ou alma de Jesus subiu,mas na 1ª Epistola de São Pedro 3:18-20 diz que Jesus desceu.Como pode Ele subir e descer ao mesmo tempo?


Outra duvida é em relação a ressurreição de Lazaro.Lazaro estava morto logo ou ele estava no Céu ou no Inferno,quando ele voltou a vida a alma dele desceu do céu ou subiu do inferno?Vamos supor que a alma dele estive no céu e depois que ele voltou a vida ele recussase receber a Cristo ,ele iria para o inferno?Confesso que me enrolei para refutar os que acreditam na mortalidad da alma.Mas mesmo entre o pensamento mortalista que os adventistas defendem a ressurreição de Lazaro tem um problema,porque eles acreditam que o corpo=alma e se o corpo morre a alma morre juntos ,mas quando o ser humano morre o seu destino já foi traçado e se o corpo ressucita o destino poderia mudar tambem.Bom essa é a dúvida.


Um fraternal abraço


Luiz


----------------------------------------------------------------------------------


RESPOSTA




Salve Maria, Luiz Fernando!


Obrigado pelo elogio ao nosso blog. Apenas nos esforçamos em defender a doutrina da Santa Igreja.
Contamos com suas orações.


Sua primeira pergunta reflete várias dificuldades de entendimento. 


1) Sobre o momento da descida e subida de Jesus Cristo, que aparentemente, segundo você, é ao mesmo tempo. 


2) Sobre de que forma Jesus pôde estar com o bom ladrão. 


3) E por fim o significado da entrega de seu espírito ao Pai.


Explicações:


1) Localização de Cristo:


Na verdade, naqueles três dias e três noites a alma humana de Jesus não subiu aos céus em nenhum momento, mas esteve somente nos infernos para resgatar os justos da Antiga Aliança.  
Jesus deixa claro isso:
 "Assim como Jonas ficou 3 dias e 3 noites no ventre do grande peixe, o Filho do Homem estará 3 dias e 3 noites no coração da terra." 
(Mat 12,40) 


O coração da terra é uma expressão de analogia que se refere aos infernos. 


Assim, Cristo foi com sua alma humana aos infernos, sua alma desceu pessoalmente ao Limbo, Seio de Abraão, onde estavam os justos. 
Contudo, sua natureza divina sempre esteve no Céu e em todo lugar.


Assim diz-nos São Tomás de Aquino: "Assim como é dito do Filho de Deus que nasceu, sofreu, que foi sepultado e que ressucitou, não segundo a natureza divina, mas segundo a natureza humana, também é dito que o Filho de Deus subiu ao céu, não segundo a natureza divina, mas segundo a humana. Com efeito, segundo a natureza divina, nunca havia descido do céu, existindo, como existe, em toda parte."


O Catecismo Tridentino deixa bem claro que Ele não subiu aos céus (o que só poderia por sua natureza humana) antes da Ascensão:
 "Cristo morreu, sua alma desceu ao inferno, e ali permaneceu enquanto seu corpo estava no túmulo."


Assim, sua alma humana, após a morte na cruz, foi ao Limbo, Seio de Abraão, para libertar os justos da Antiga Aliança. O bom ladrão, cabe ressaltar, também foi para este Limbo.
Cabe ainda ressaltar, que a trajetória de Cristo citada é referente à sua natureza humana, pois enquanto Deus, 2ª Pessoa da Santíssima Trindade, sempre esteve no Céu e em todo lugar, como diz São Tomás.


2) Cristo e o bom ladrão:


  Catecismo Romano:


"Sua presença (no Limbo) teve logo por efeito derramar entre os
cativos (justos) uma luz de grande fulgor, incutir-lhes na alma um inefável
sentimento de alegria e prazer, e conferir-lhes também a
almejada felicidade, que consiste na visão de Deus. Realizou então
a promessa que havia feito ao bom ladrão, quando lhe
disse: "Hoje [ainda] estarás comigo no ParaIso".


Assim, esta visão de Deus que foi possível desde o Limbo é o Paraíso. Portanto, o ladrão estando imediatamente com Cristo, gozando desta visão, ainda que fosse durante a estadia no Limbo, estava no Paraíso. E assim se cumpriu a promessa de Cristo.


Cabe ressaltar, que Cristo não prometeu ao ladrão estar com Ele imediatamente no Reino, mas no Paraíso.
No Evangelho podemos ver que o ladrão pediu para que Cristo lembrasse-se dele quando chegasse em seu Reino. 
Cristo, porém, disse a ele que estaria naquele mesmo dia no Paraíso, pois no Reino só estaria depois da Ascensão.


As portas do Reino, do Céu, somente abriram-se com a  Ascensão de Cristo. Portanto, a entrada dos justos no Céu, localmente, deu-se somente com a Ascensão de Cristo.


3) Sobre a entrega de Cristo:


Sobre a fala de Jesus onde se entrega nas mãos do Pai (Cf. Lc 23, 46), Ele faz referência ao Salmo 30, 6. Não se deve entender, então, espírito como alma neste caso, e sim vontade. São palavras que denotam nada mais do que confiança filial, do que entregar-se nas mãos do Pai. O clamor de Cristo é repetido por nós, também na primeira pessoa, na Santa Missa: "Pater, in manus tuas commendo spiritum meum".


Sobre isso Santo Afonso Maria de Ligório comenta "Foi como se dissesse: Meu Pai, não tenho vontade própria; não quero nem viver nem morrer. Se é vossa vontade que eu continue a padecer sobre a cruz, eis-me aqui, estou pronto para obedecer; em vossas mãos entrego o meu espírito; fazei de mim segundo a vossa vontade. – Tomara que nós disséssemos o mesmo, quando temos alguma cruz, deixando-nos guiar pelo Senhor, conforme o seu agrado. Tomara que o repetíssemos especialmente no momento da morte! Mas para bem o fazermos então, devemos praticá-lo muitas vezes em nossa vida." (Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo I: Desde o Primeiro Domingo do Advento até a Semana Santa inclusive. Friburgo: Herder & Cia, 1921, p. 415 - 418.)




Quanto ao Lázaro:


Bom, Lázaro, tendo morrido antes do Sacrifício de Cristo, não poderia ter entrado naquele instante no Céu. Logo, ou estava no Limbo (Seio de Abraão), ou no Inferno.


O Limbo, ou Seio de Abraão, é aquele lugar para onde foram aqueles justos que morreram antes do Sacrifício de Cristo, como o próprio Abraão, Jacó, Noé, Moisés, e muitos outros, mas que irão para o Céu quando Cristo abrir as portas deste com seu Sacrifício.


Já os que vão para o Inferno, sempre foram direto. E de lá ninguém sai. Uma vez condenado ao Inferno, para sempre padecerá.


Então, Lázaro somente podia estar no Limbo (Seio de Abraão).
Assim, Lázaro foi ressuscitado (veio do Limbo) e tornou à Terra, estando, então, na mesma caminhada que todos os outros humanos que aqui se encontram, estando assim convivendo com a possibilidade de perdição.


Obs.: Não confunda o Limbo dos justos da Antiga Aliança, Seio de Abraão, com o Limbo dos recém-nascidos ou mesmo que nem chegaram a nascer.


Sobre o ser humano:


O ser humano é uma unidade de corpo e alma. Quando morre o corpo, a alma prossegue, pois é imortal. Na ressurreição, a alma volta ao corpo. 
Se a alma humana fosse corruptível, seria como a dos animais, que não é espiritual, mas material. 


Não há dificuldade em compreender isto, e tudo o que for diferente disto, é contra a doutrina de Cristo, condenado por sua Santa Igreja.


E contra os argumentos falaciosos destes hereges, utilize a parábola do rico e do pobre Lázaro, pois são as palavras do próprio Cristo refutando estas heresias. Pois esta parábola mostra que há consciência da alma separada do corpo.


Espero ter sanado suas dúvidas. Qualquer coisa torne a escrever-nos.




Esta resposta foi escrita por Marcelo Maciel e Nelson Monteiro.


+ Apostolado Digitus Dei +

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
- Não publicaremos comentários com palavras de baixo calão.
- Identifique-se!

 
:: Digitus Dei :: Ad Deum qui lætificat juventutem meam!. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.