![]() |
"Contudo, não seja feito como Eu quero, mas como Tu queres." (São Mateus 26,39) |
Bem, não entrarei nas raias de interpretação dos termos "Terra" e "Céu", porque isto competi somente aos Padres da Igreja.
Contudo, existe um ponto discutível pela via da razão comum.
- O que se quer dizer com "Seja feita a vossa vontade" ?
Quer dizer que expomos à Deus o nosso desejo de que seja feita a sua vontade, porque tal é perfeita.
- Mas isto não seria contraditório? Pois não seria como quiséssemos não querer?!
Não seria contraditório de forma alguma. Pois quando desejamos que seja feita a vontade divina, não estamos renegando a nossa por completo, mas apenas pedindo à Deus que seja feito conforme a vontade d'Ele, pois ela não pode querer o mal, ao contrário da nossa que, muitas vezes, mesmo que sem o saber, deseja-o.
Portanto, pedir à Deus que seja feito conforme a sua vontade, é dizer para Deus que reconhecemos que nossa vontade, muitas vezes, deseja o mal, e portanto queremos submetê-la à d'Ele.
Pedir à Deus para que seja feita a sua vontade não é renegar por completo a nossa, o que nos deixaria em contradição, e não é renegar por completo pelo fato de a nossa ação desejosa de sua vontade ser convergente com a sua vontade, que quer que desejemos esta submissão devido ao fato de possuirmos uma vontade falível, que pode ainda ser enganada pela nossa ignorância ao querer um mal por bem.
Logo, nesta petição do Pai Nosso, nós assumimos perante Deus que a nossa vontade é falível, e pedimos que seja feito então conforme a d'Ele, que é absolutamente boa, perfeita.
In corde Iesu,
Marcelo Maciel.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
- Não publicaremos comentários com palavras de baixo calão.
- Identifique-se!