Quae est ista quae ascendit de deserto, deliciis affluens, innixa super Dilectum suum? Quem é esta que sobe do deserto cheia de delícias e apoiada em seu Amado?

sábado, 15 de janeiro de 2011

Alma e espírito.


Sao Francisco prega aos animais
São Francisco de Assis
e os nossos "irmãos menores".
   Alma e espírito, a princípio apresenta-se a nós como um interessante assunto sobre a natureza humana. Porém, não restringe-se à ela, mas abrange grande parte da criação e, até mesmo, o próprio Criador.
  
   Alguns podem perguntar-se: Alma e espírito são a mesma coisa? Se sim, Deus possui uma alma?
Se não, qual a diferença entre eles?

   Pois bem, alma e espírito são diferentes, mas não dois seres diversos. Alma em si é a "forma" do ser, enquanto que espírito é a alma que possui intelecto, é uma espécie de graduação da alma.

Nós, possuímos um espírito, uma alma espiritual, que anima nosso corpo e que é dotada de inteligência (conseqüentemente vontade livre), sensibilidade e vida.

Deus é puro espírito. E é pela inteligência e vontade livre que somos semelhantes a Ele, que possui ambas infinitas e imutáveis. A diferença é que possuímos estas imperfeitas: Podemos querer uma coisa, ora outra, podemos ficar mais inteligentes, podemos compreender erroneamente, etc...

Já os anjos, possuem uma inteligência mais perfeita que a nossa e, por certo, a vontade também o é, uma vez que a vontade livre provém da inteligência. Assim, os anjos possuem uma vontade mais perfeita que, ao aderir a algo, não volta atrás.


Quanto à sensibilidade da alma, esta nos permite sentir de modo diferente como o corpo sente, pois esta sente raiva, tristeza, alegria, tédio, ou seja, emoções. Esta sensibilidade da alma está mais ligada ao corpo do que a potência intelectiva, pois tanto o corpo influencia as emoções, como estas influenciam o corpo.
Já a potência vegetativa é a mais elementar, pois é a potência da própria vida, presente em nós, nos animais e inclusive nos vegetais.

Quando morremos, nossa alma espiritual, que é incorruptível, deixa o corpo, e este decompõe-se.
Case ressaltar que nossa alma é incorruptível acidentalmente, ou seja, assim o é graças ao dom natural da incorruptibilidade dado por Deus, e não essencialmente, como se fosse absolutamente impossível sua corrupção.
Quanto aos animais, por certo também possuem uma alma que anima sua matéria. Porém, não possuem inteligência, mas somente uma vontade governada por instintos, a sensibilidade e a própria vida. 

Portanto, a alma dos animais é simplesmente material, não é espiritual como a dos homens, e assim com a morte ela corrompe-se, não sobrevivendo à separação do corpo.
Quanto aos vegetais, estes possuem, como os animais, alma material, mas não possuem nem mesmo a sensibilidade da alma que possuem seus 'irmãos maiores'.
Assim sendo, as almas dos vegetais são apenas vegetativas, com o perdão da redundância.

Em suma:


Alma
Potencialidades
Tipo
Humana
Vegetativa/Sensitiva/Intelectiva 
Espiritual
Animal
Vegetativa/Sensitiva
Material
Vegetal
Vegetativa
Material



Esperando ter me feito entender, me despeço.

In corde Iesu,
Marcelo Maciel.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
- Não publicaremos comentários com palavras de baixo calão.
- Identifique-se!

 
:: Digitus Dei :: Ad Deum qui lætificat juventutem meam!. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.