Livro de Jó (Incerteza: XVI a.C. – X. a.C.)
“Quem fará sair o puro do impuro? Ninguém.” (Jó 14:4)
Salomão (1009 a 922 a.C.)
"Tu és toda formosa, meu amor, não há mancha em ti" (na Vulgata: "Tota pulchra es, amica mea, et macula non est in te"[5]) (Cântico dos Cânticos 4,7)
“Jardim fechado e fonte selada” (Ct 4,12)
Apóstolo São Paulo (Tarso, c. 9 — Roma, c. 64)
"Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação" (Hb 9,11)
Nota: Maria é considerada a Arca da Nova Aliança (Apocalipse 11:19).
São Marcos (Copta c.10 a.c. — Alexandria, 25 de Abril de 68d.C.)
"Lembremo-nos, sobretudo, da Santíssima, intemerata e bendita Senhora Nossa, a Mãe de Deus e sempre Virgem Maria". (Liturgia que deixou às igrejas do Egito)
Nota: intemerata é sem mancha, pura, inviolável.
Liturgia dos Etíopes (séc. I)
“Alegrai-vos, Rainha, verdadeiramente Imaculada, alegrai-vos, glória de nossos pais.”
“Pelas preces e a intercessão que faz em nosso favor Nossa Senhora, a Santa e Imaculada Virgem Maria.".
São Tiago Menor (anos 42 a 62 d.C) – Escritor da Epístola canônica de São Tiago do Novo Testamento
"Fazemos memória de nossa Santíssima, Imaculada, e gloriosíssima Senhora Maria, Mãe de Deus e sempre Virgem" (São Tiago Menor, S.jacob in Liturgia sua).
"Prestemos homenagem, principalmente, a Nossa Senhora, a Santíssima, Imaculada, abençoada acima de todas as criaturas, a gloriosíssima Mãe de Deus, sempre Virgem Maria. E os cantores respondem: É verdadeiramente digno que nós vos proclamemos bem-aventurada e em toda linha irrepreensível, Mãe de Nosso Deus, mais digna que os querubins, mais digna de glória que os serafins; a vós que destes à luz o Verbo divino, sem perder a vossa integridade perfeita, nós glorificamos como Mãe de Deus" (S. jacob in Liturgia sua).
Santo André (século I d.C.)
"Tendo sido o primeiro homem formado de uma terra imaculada, era necessário que o homem perfeito nascesse de uma Virgem igualmente imaculada, para que o Filho de Deus, que antes formara o homem, reparasse a vida eterna que os homens tinham perdido" (Santo André, Cartas dos Padres de Acaia, exposição ao procônsul Egeu, atas do martírio de Santo André).
São Justino Mártir (103–165 d.C.)
“[Jesus] se fez homem por meio da Virgem, de sorte a ser finalizada a desobediência, oriunda da serpente, por ali mesmo onde havia começado. Eva era virgem e incorrupta; concebendo a palavra da serpente, gerou a desobediência e a morte. A Virgem Maria, porém, concebeu fé e alegria quando o anjo Gabriel lhe anunciou a boa nova”. (Dialogue with Trypho the Jew 100 [A.D. 155])
Santo Irineu de Lyon (ca. 130 — 202 d.C.)
“Como por uma virgem desobediente foi o homem ferido, caiu e morreu, assim também por meio de uma virgem obediente à palavra de Deus, o homem recobrou a vida. Era justo e necessário que Adão fosse restaurado em Cristo, e que Eva fosse restaurada em Maria, a fim de que uma virgem feita advogada de uma virgem, apagasse e abolisse por sua obediência virginal a desobediência de uma virgem.” (Against Heresies 4:19:2 [A.D. 189]).
Santo Hipólito de Roma (170?-c.235)
Insistiu que Maria precisava ser perfeitamente inocente por causa da santidade suprema de quem ela gerou. Ele compara o Messias a uma arca de madeira incorruptível, formado a partir da carne sem corrupção de Maria, que deu a Ele a humanidade e que não conheceu a corrupção em si. Dizia que a alma de Cristo foi obtido a partir dela e que ela também deve ter sido impecável. (Apud Theoderetum, in dialogo Eranistes, PG 10, 610).
"God the Word descended into the holy Virgin Mary..." (St. Hippolytus, Contra Noetum, cap. 17; PG 10, 825).
"Deus, o Verbo descendeu à Santa Virgem Maria ..." (St. Hippolytus, Contra Noetum, cap. 17; PG 10, 825).
"Ele (=Jesus) era a arca composta por madeira incorruptível. Com efeito, o seu tabernáculo (=Maria) era isento da podridão e corrupção" (Santo Hipólito de Roma, Orat. Inillud. 220 DC).
"O Cristo foi concebido e tomou o seu crescimento de Maria, a Mãe de Deus toda pura [...] Como o Salvador do mundo tinha decretado salvar o gênero humano, nasceu da Imaculada Virgem Maria"
Escrito “The Ascension of Isaiah” (Apócrifo) – (Séc I ou séc II)
"[T]he report concerning the child was noised abroad in Bethlehem. Some said, ‘The Virgin Mary has given birth before she was married two months.’ And many said, ‘She has not given birth; the midwife has not gone up to her, and we heard no cries of pain’" (Ascension of Isaiah 11 [A.D. 70]).
“A notícia concernente à criança foi propalada em Belém. Alguns diziam: 'A Virgem Maria deu à luz dois meses antes de se casar'. E muitos diziam: ‘Ela não deu à luz, a parteira não foi até ela, e não ouvimos gritos de dor’.” (Ascension of Isaiah 11 [A.D. 70]).
Nota: as dores no parto são uma paga devido à falta cometida pelo gênero feminino.
Orígenes (Alexandria, Egipto, c. 185 — Cesaréia, ou, mais provavelmente, Tiro, 253)
"Esta Virgem Mãe do Unigênito de Deus chama-se Maria, digna de Deus, imaculada das imaculadas, sem par" (Origines, Homilia 1. 280 DC).
"Este menino não precisa de Pai na terra, porque tem um pai incorruptível no céu; não precisa de Mãe no Céu, porque tem uma Mãe Imaculada e casta na terra, a Virgem Bem-aventurada, Maria". (Sermões sobre São José)
"I consider it to be in conformity with reason that, with regard to the purity which consists in chastity, Jesus was the first among men, while Mary was first among women." (Origen, Commentary on Matthew 10, 17)
“Eu considero estar em conformidade com a razão que, com relação à pureza a qual consiste na caridade, Jesus foi o primeiro entre os homens, enquanto Maria foi a primeira entre as mulheres.” (Origen, Commentary on Matthew 10, 17)
Escrito “The Odes of Solomon” (I-III séc dC.)
"So the Virgin became a mother with great mercies. And she labored and bore the Son, but without pain, because it did not occur without purpose. And she did not seek a midwife, because he caused her to give life. She bore as a strong man, with will . . . " (Odes of Solomon 19 [A.D. 80]).
"Assim, a Virgem tornou-se uma mãe com grande compaixão. E ela trabalhou e deu à luz o Filho, mas sem dor, porque isto não ocorreu sem propósito. E ela não foi buscar uma parteira, porque ele a levou a dar a vida. Ela deu à luz como um homem forte, com vontade...” (Odes of Solomon 19 [A.D. 80]).
Santo Atanásio de Alexandria (* 295 [?], em Alexandria – † 2 de maio de 373, em Alexandria)
"He (Christ) took it (His body) from a pure and unstained Virgin, who had not known man." (On the Incarnation of the Word 8)
“Ele (Cristo) tomou-o (o corpo dEle) de uma Virgem pura e imaculada, a qual não conheceu homem.” (On the Incarnation of the Word 8)
"The Holy Scriptures, which instructs us, and the life of Mary, Mother of God, suffice as an ideal of perfection and the form of the heavenly life." (De Virginitate, 255)
“As Sagradas Escrituras, as quais nos instruem, e a vida de Maria, Mãe de Deus, são suficientes como um ideal de perfeição e da forma de vida celeste.” (De Virginitate, 255)
Santo Efrém, o sírio, doutor da Igreja (Nisibi, 306 - Edesa, 373)
"You alone and your Mother are more beautiful than any others, for there is no blemish in you nor any stains upon your Mother. Who of my children can compare in beauty to these?" (Nisibene Hymns 27:8 [A.D. 361]).
"Somente Vós (=Cristo) e vossa Mãe sois mais belos do que qualquer outro ser. Em ti, Senhor, não há mancha alguma; na tua Mãe nada de feio existe" (Éfrem da Síria, Garmina Nisibena 27,8.).
“La Santísima Señora, Madre de Dios, la única pura en alma y cuerpo, la única que excede toda perfección de pureza, única morada de todas las gracias del más Santo Espíritu, y, por tanto, excediendo toda comparación incluso con las virtudes angélicas en pureza y santidad de alma y cuerpo... mi Señora santísima, purísima, sin corrupción, inviolada, prenda inmaculada de Aquel que se revistió con luz y prenda... flor inmarcesible, púrpura tejida por Dios, la solamente inmaculada.” («Precationes ad Deiparam», in Opp. Graec. Lat., III, 524-37).
"A Santíssima Senhora, Mãe de Deus, a única pura na alma e no corpo, a única que ultrapassa toda perfeição de pureza, a única morada de todas as graças do Santíssimo Espírito, e, portanto, excedendo qualquer comparação até mesmo com as virtudes angelicais em pureza e santidade de corpo e alma ... minha Senhora santíssima, puríssima, incorruptível, inviolada, prenda imaculada dAquele que se revestiu com luz e prenda ...flor que não murcha, púrpura tecida por Deus, a única imaculada" («Precationes ad Deiparam», in Opp. Graec. Lat., III, 524-37).
“María y Eva, dos personas sin culpabilidad, dos personas sencillas, son idénticas. Más tarde, sin embargo, uno se convirtió en la causa de nuestra muerte, la otra la causa de nuestra vida.” (op. SYR. II, 327; Ott, 201).
“Maria e Eva, duas pessoas sem culpabilidade, duas pessoas simples, são idênticas. Mais tarde, entretanto, uma se converteu na causa de nossa morte e a outra na causa de nossa vida.” (op. SYR. II, 327; Ott, 201).
"Que a mulher entoe louvor, à pura Maria" (Hinos da Natividade 15,23).
São Cirilo de Jerusalém, doutor da Igreja (315 - 386)
"Que arquiteto, erguendo uma casa de moradia, consentiria que seu inimigo a possuísse inteiramente e habitasse?" (São Cirilo de Jerusalém, 208 DC).
"El Arca sería el tipo y la imagen de Cristo: por si nos remontamos a la forma de la encarnación del unigénito, veremos que es en el templo de la Virgen, como en una arca que la Palabra de Dios tomó posesión de su residencia. Por habitó en él toda la plenitud de la Divinidad corporalmente como dice la Escritura. Sin embargo, los testimonios en el arca fueron las palabra de Dios, y de la madera se imperecedera, y con oro puro y selectos fue embellecido dentro y fuera. " (De ador. Spir En. Et Verit, p. 293).
“A arca seria o tipo e a imagem de Cristo: por si nos remontamos à forma da encarnação do unigênito, veremos que é no templo da Virgem, como numa arca em que a Palavra de Deus tomou possessão de sua morada. Para ele morar em toda a plenitude da Divindade corporalmente como disse a Escritura. Entretanto, os testemunhos na arca foram as palavras de Deus, e a madeira incorruptível, e com ouro puro selecionado foi embelecida dentro e fora.” (De ador. Spir En. Et Verit, p. 293).
Santo Ambrósio de Milão, doutor da Igreja (Trier, Alemanha 340 - 4 de abril de 397)
"Maria, uma virgem não profanada, Virgem tornada inviolável pela graça, livre de toda mancha do pecado" (Santo Ambrósio de Milão, Sermão 22,30. 317 DC).
São João Crisóstomo (349, Antioquia da Síria, hoje Antakya, no sul da Turquia - 14 de Setembro de 407)
"É verdadeiramente justo proclamar-vos bem-aventurada, ó Deípara, que sois felicíssima, toda pura e Mãe do nosso Deus. Nós vos magnificamos: a vós, que sois mais digna de honra do que os querubins e incomparavelmente mais gloriosa do que os serafins! A vós que, sem perder a vossa virgindade, destes ao mundo o Verbo de Deus! A vós, que sois verdadeiramente a Mãe de Deus” (Hino à Maria, Oração Eucarística composta por São João Crisóstomo, imediatamente depois da epiclése, liturgia bizantina)
Santo Agostinho, doutor da Igreja (Tagaste, 13 de novembro de 354 — Hipona, 28 de agosto de 430)
"Nem se deve tocar na palavra 'pecado' em se tratando de Maria; e isto em respeito Àquele de quem mereceu ser a Mãe, que a preservou de todo pecado por sua graça" (Santo Agostinho, Sermão 215,3. 325 DC).
"Não entregamos Maria ao diabo por condição original pois afirmamos que sua própria condição original se anula pela graça da redenção." (Santo Agostinho, Contra Juliano 4. 325 DC)."
"Exceto a Santa Virgem Maria, da qual não quero, por honra do que é devido ao Senhor, suscitar qualquer questão ao se tratar de pecados, pois sabemos que lhe foi concedida a graça para vencer por todos os flancos o pecado, porque mereceu ela conceber e dar à luz a quem não teve pecado algum. Exceto, digo a esta Virgem, se tivéssemos podido congregar todos os santos e santas que aqui viviam e perguntássemos se jamais tinham pecado, o que teriam respondido? (...) Não é verdade que teriam unanimemente exclamado: 'Se dissermos que não pecamos, enganamo-nos, e a verdade não está em nós'?" (Santo Agostinho, De Natura et Gratia 36,42. 325 DC).
São Teodoro de Ancira (*? - † 400 d.C.)
"Maria, na sua pureza, leva vantagem sobre os serafins e querubins".
“In place of Eve, an instrument of death, is chosen a Virgin, most pleasing to God and full of His grace, as an instrument of life. A Virgin included in woman’s sex, but without a share in woman’s fault. A Virgin innocent; immaculate; free from all guilt; spotless; undefiled; holy in spirit and body; a lily among thorns.” (Homily 6 in S. Deiparam, No. II, PG 77, 1427 A.)
“Em lugar de Eva, um instrumento de morte, é escolhida uma Virgem, mais agradável a Deus e cheia da graça divina, como um instrumento de vida. Uma Virgem incluída no gênero feminino, mas sem compartilhar com a falta deste gênero. Uma Virgem inocente, imaculada; livre de toda culpa; sem mancha; incorruptível; santa no espírito e na carne, um lírio entre os espinhos.” (Homily 6 in S. Deiparam, No. II, PG 77, 1427 A.)
Proclo, Patriarca de Constantinopla de 434 a 446 († 446/7)
“He came forth from her without any flaw, who made her for Himself without any stain.” (Oratio I de Laudibus S. Mariae, PG, 65, 683 B.) ....“Mary is the heavenly orb of a new creation, in whom the Sun of justice, ever shining, has vanished from her entire soul all the night of sin.” (Ibid, Oratio 6, PG 68, 758 A.)
"Ele veio sem nenhuma mancha dela [de Maria], que a formou para Si mesmo sem qualquer mancha." (Oratio I de Laudibus S. Mariae, PG, 65, 683 B.) ...." Maria é a esfera celeste de uma nova criação, na qual o Sol de justiça, sempre brilhando, fez desaparecer inteiramente de sua alma toda a noite do pecado.” (Ibid, Oratio 6, PG 68, 758 A.)
São Tiago de Sarug (*451 - † Séc. VI)
“…el mismo hecho de que Dios la eligió prueba que nadie fue nunca tan santa como María; si alguna mancha hubiese desfigurado su alma, si alguna otra virgen hubiese sido más pura y más santa, Dios la habría elegido y rechazado a María.” («la sentencia contra Adán y Eva, en la Anunciación»).
“...o mesmo feito de que Deus a elegeu prova que nada foi nunca tão santo como Maria; Se alguma mancha tivesse desfigurado a sua alma, se alguma virgem tivesse sido mais pura e mais santa, Deus a teria escolhido e rejeitado Maria.” («la sentencia contra Adán y Eva, en la Anunciación»).
Teotecnos de Lívias (Sec VI/VII)
“Nasce como os querubins aquela (=Maria) que é de um barro puro e imaculado”. (Citado nas citações patrísticas de Carlos Nabeto – Maria, os anjos e os santos)
São Sofrônio de Jerusalém (Damasco, c . 560 - Jerusalém, 638)
"Santa, imaculada de corpo e alma, livre totalmente de todo contágio". (Carta a Sérgio, aprovada pelo IV Concílio Ecumênico)
Theodoro, Patriarca de Jerusalém (patriarcado ~685 d.C.)
“[Maria] foi criada numa condição mais sublime e gloriosa do que qualquer outra criatura” (Mansi, XII, 1140).
Santo André de Creta (660-740)
"O corpo de Virgem é uma terra que Deus trabalhou, as primícias da massa adamítica divinizada em Cristo, a imagem verdadeiramente semelhante à beleza primitiva, o barro amassado pelas mãos do Artista divino" (Sermão da Dormição de Maria 1).
"Hoje a humanidade, em todo fulgor da sua nobreza imaculada recebe a beleza antiga. As vergonhas do pecado tinham obscurecido o esplendor e o fascínio da natureza humana. Mas quando nasce a Mãe do Belo por excelência (=Jesus), esta natureza recupera, na sua pessoa, os antigos privilégios e é plasmada segundo um modelo perfeito e verdadeiramente digno de Deus (...) Hoje a reforma da nossa natureza começa e o mundo envelhecido, submetido a uma transformação totalmente divina, recebe as primícias da segunda criação" (Sermão da Natividade de Maria 1).
São João Damasceno (Damasco, 675 - 749)
“Há, porém, entre a Mãe de Deus e os servos de Deus uma infinita distância” (GM, p. 211).
"Posto que a Virgem Mãe de Deus nasceria de Ana, a natureza não se atreveu a se antecipar ao germe da graça, mas permaneceu sem fruto até que a graça produzisse o seu. Era conveniente, pois, que nascesse como primogênita aquela da qual haveria de nascer o Primogênito de toda a criatura, em quem subsistem todas as coisas (Col. 1,15-17). Ó venturosa companheira: a vós está sujeita toda a criação! Por meio de vós, com efeito, ofereceu o Criador o melhor de todos os dons, ou seja, aquela augusta Mãe, a única que foi digna do Criador! Ó felizes entranhas de Joaquim, da qual saiu uma descendência absolutamente sem mancha! Ó seio glorioso de Ana, no qual pouco a pouco foi crescendo e se desenvolvendo uma criança completamente pura e, depois de formada, foi dada à luz!" (Homilia I da Natividade de Maria 2).
“…the most holy daughter of Joachim and Anne, hidden from the fiery dart of Satan, dwelling in a bridal chamber of the spirit, preserved without stain as the Spouse and Mother of God.” (Homilia I in Nativitatem Beatae Virginis Mariae, No. 3, PG 96, 675)
“…a filha mais santa de Joaquim e Ana, escondida do ferro ardente de Satanás, habitando em uma morada nupcial do espírito, preservada sem mancha como a Esposa e Mãe de Deus.” (Homilia I in Nativitatem Beatae Virginis Mariae, No. 3, PG 96, 675)
Concílio Regional de Latrão (769)
"Maria, a Santa Mãe de Deus e imaculada Virgem (...) concebeu do Espírito Santo, sem semente viril, o próprio Deus Verbo; deu-O à luz sem perder a sua integridade e, também depois do parto, conservou inalterada a sua virgindade".
Segundo Concílio Ecumênico de Niceia (787)
"Definimos, com todo rigor e cuidado, que, à semelhança da representação da cruz preciosa e vivificante, assim como as veneráveis e sagradas imagens pintadas quer em mosaico, quer em qualquer outro material adaptado, devem ser expostas nas santas igrejas de Deus, nas alfaias sagradas, nos paramentos sagrados, nas paredes e nas mesas, nas casas e nas ruas; sejam elas a imagem do Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo, a da imaculada Senhora nossa e Santa Mãe de Deus, dos santos anjos e de todos os santos justos".
São Teófanes, o confessor de Sigriana, mon. († 817)
Louva Maria assim: "Ó, incontaminada de toda mancha".
"O puríssimo Filho de Deus, como encontrasse somente a ti puríssima de toda mancha, ou totalmente imune do pecado, foi gerado de tuas entranhas e limpa dos pecados todos os crentes".
São Anselmo de Cantuária, bispo e doutor da Igreja (1033/1034, Aosta - 21 de abril 1109, Canterbury)
“Deus, que pôde conceder a Eva a graça de vir ao mundo imaculada, não teria podido concedê-la também a Maria?”
“A Virgem, a quem Deus resolveu dar Seu Filho Único, tinha de brilhar numa pureza que ofuscasse a de todos os anjos e de todos os homens e fosse a maior imaginável abaixo de Deus” (GM, p. 212).
"Fue conveniente que la Virgen resplandeciese de tal pureza como no pueda imaginarse otra después de Dios". (De concepta virginali, cap. 18)
“Foi conveniente que a Virgem resplandecesse de tal pureza como não se pode imaginar outra depois de Deus” De concepta virginali, cap. 18)
São Bernardino de Sena (†1444)
“Antes de toda criatura fostes, ó Senhora, destinada na mente de Deus para Mãe do Homem Deus. Se não por outro motivo, ao menos pela honra de seu Filho, que é Deus, era necessário que o Pai Eterno a criasse pura de toda mancha” (GM, p. 210).
São Tomas de Vilanova (†1555)
“Nenhuma graça foi concedida aos santos sem que Maria a possuísse desde o começo em sua plenitude” (GM, p. 211).
Santo Afonso Maria de Ligório (1696 – 1787)
“Maria tinha de ser medianeira de paz entre Deus e os homens. Logo, absolutamente não podia aparecer como pecadora e inimiga de Deus, mas só como Sua amiga, toda imaculada” (Glórias de Maria, p. 209). E ainda: “Maria devia ser mulher forte, posta no mundo para vencer a Lúcifer, e portanto devia permanecer sempre livre de toda mácula e de toda a sujeição ao inimigo” (idem, p. 209).
Nossa Senhora das Graças (1830)
"Oh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós"
Papa Pio IX (Senigallia, 13 de Maio de 1792 - Roma, 7 de Fevereiro de 1878)
“Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis.” (Bula Ineffabilis Deus - 1854)
Nossa Senhora de Lourdes (1858)
“Eu sou a Imaculada Conceição”.
Quae est ista quae ascendit de deserto, deliciis affluens, innixa super Dilectum suum? Quem é esta que sobe do deserto cheia de delícias e apoiada em seu Amado?
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