Quae est ista quae ascendit de deserto, deliciis affluens, innixa super Dilectum suum? Quem é esta que sobe do deserto cheia de delícias e apoiada em seu Amado?

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ídolos vs Imagens

Somos acusados constantemente de idólatras pelos protestantes. É um dos pontos fortes contra a Igreja Católica, com sofismas e passando uma visão limitada sobre o assunto acabam realmente confundindo ou mesmo fazendo os poucos instruídos a deixarem da Verdadeira Fé.
Cabe lembrar que os primeiros cristãos sempre tinham apreço as imagens, as catacumbas de Jerusalém são repletas delas, imagens de Maria, Santos, apóstolos, anjos, etc. (criações dos séc I a III).
Os protestantes alienados e na vontade de negar a qualquer jeito a Igreja de Deus, utilizam desse meio para ferir a imagem da Igreja Católica.
Eles não se atentam as etimologias das palavras sejam hebraicas ou gregas, e assim, qualquer imagem para eles passa a ser ídolos (pelo menos as católicas). É até meio contraditório, pois, a maioria das famílias evangélicas têm imagens de parentes vivos ou falecidos e nem por isso tacham isso de idolatria, não pensam que desrespeitam o 2º mandamento de Javé (Êxodo 20:4-5).

Agora vejamos se realmente as imagens católicas são ídolos.

Primeiro, comecemos com o significado das palavras:
Imagem (latim: imago - grego:eidos): Representação; objeto. Simplesmente nesses singelos significados.
Ídolo (hebraico - do grego eidolum):Simulacro tido como Divino, ou seja, a figura é reconhecida como um "deus-vivo".
Idolatria (junção de eidolon + latreia) - eidolon = ídolo + latria = que é um tipo de culto, onde se reconhece o ser ou objeto como um Ser Supremo, criador do universo. Latria pode ser traduzido por culto de adoração.

Vejamos as diferenças das imagens católicas com ídolos:

1- Um ídolo era reconhecido como um ‘deus-vivo’, ou seja, o objeto era um ser poderoso e não representava algum.
As imagens católicas não são tidas elas mesmas como deuses nem elas representam quaisquer deuses. Elas representam santos que temos respeito, estes estão no céu e não são as imagens.

2- Ídolos são reconhecidos como seres supremos, criadores do universo. Santos que as imagens REPRESENTAM são reconhecidos como humanos, falhos, que viveram a vida só para o Senhor e seu êxito é sua Fé. Os temos como exemplos.

Talvez com toda essa explicação, como já espero, alguém venha com a precipitada imputação:
"Se as imagens dos católicos não são ídolos, por que vocês se ajoelham à elas, pedem intercessão e as beija?"
Devolveria uma pergunta: "Se ajoelhar na direção de imagens, pedir intercessão e beijá-las é necessariamente idolatria?"
Nós nos ajoelhamos em direção as imagens, mas é para os santos que prestamos no ato o culto de dulia (culto de veneração), pedimos intercessão não as imagens, mas aos santos que elas representam. Beijamos para demonstrar nosso carinho ao santo que a imagem figura.
Como o santo disse: “A beleza e a cor das imagens estimulam minha oração. É uma festa para os meus olhos, tanto quando o espetáculo do campo estimula meu coração a dar glória a Deus . “ (São João Damasceno[675-749]).
De mesma forma que ao olhar a serpente que Deus mandou Moisés fazer, os israelitas obtinham a cura (Números 21,8).
Essa serpente era simbólica e representava Jesus Cristo como vemos em (João 3:14-15 com Hb10:1 e Col 2:17)
A adoração, vem do interior e pode realmente exteriorizar-se, ou seja, ser demonstrada em ato. Mas nem todo ato de culto é adoração, podem também vir a ser de apenas veneração (honra). Ou seja, o culto de latria é um culto exclusivamente a Deus, em que o reconhecemos como Ser Supremo, reconhecendo que somos nada perto DEle. Enquanto o culto de dulia é o culto em que prestamos homenagens, honramos homens, anjos, que temos apreço.

Eis algumas passagens bíblicas que nos ordenam venerar:

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá." (Êxodo 20, 12)

“Diante das cãs (cabelos brancos) te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.” (Levítico 19:32)

"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12:10)

“Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse” (Filipenses 2:29, sobre Epafrodito).

Passarei agora passagens em que ocorre culto de dulia para o leitor fazer distinção com o qual devemos prestar unicamente a Deus (Mateus 4:10; Êxodo 23,25):

"Pela tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Lot, que estava assentado à porta da cidade, ao vê-los, levantou-se e foi-lhes ao encontro e prostrou-se com o rosto por terra. “Meus Senhores, disse-lhes ele, vinde, peço-vos, para a casa de vosso servo, e passai nela a noite; lavareis os pés, e amanhã cedo continuareis vosso caminho.” “Não, responderam eles, passaremos a noite na praça.”(Gênesis, 19,1-2)

Abraão levantou-se, prostrou-se diante dos donos daquela terra, os heteus, e disse-lhes: “Se deveras quereis que sepulte minha falecida esposa, atendei-me e pedi por mim junto a Efron filho de Seor, (Gênesis, 23, 7-8)

"Jacó, levantando os olhos, viu Esaú que avançava com quatrocentos homens. Repartiu então os filhos entre Lia, Raquel e as duas servas. Colocou as servas com seus filhos na frente, depois Lia com os seus, e, por último Raquel com José. E ele, passando adiante, prostrou-se até a terra sete vezes antes de se aproximar do seu irmão.." (Gênesis, 33, 1-3)


"Logo que José entrou em casa, ofereceram-lhe os presentes que tinham trazido, prostrando-se diante dele até a terra." (Gênesis, 43,26)

"Moisés saiu ao encontro de seu sogro, prostrou-se e beijou-o. Informaram-se mutuamente sobre a sua saúde e entraram na tenda." (Êxodo 18,7)

“No mesmo ponto abriu o Senhor os olhos a Balaão, ele viu o Anjo parado no caminho com a espada desembainhada, e, prostrado por terra, o adorou”. (Números, 22,31)

"Joab, prostrando-se por terra sobre o seu rosto, adorou e felicitou o rei."(2 Reis, 14,22)

"Inclinando-se Betsabé profundamente, adorou o rei." (1 Reis, 1,16)

"O profeta Natã... veio perante o rei e se prostrou diante dele." (1Reis 1,22-23)

"Chegou ela e lançando-se-lhe aos pés (de Eliseu), adorou prostrada em terra." (2 Reis, 4,36,37)

"Josué encontrava-se nas proximidades de Jericó.Levantando os olhos, viu diante de si um homem de pé, com uma espada desembainhada na mão. Josué foi contra ele: És dos nossos, disse ele, ou dos nossos inimigos? Ele respondeu: Não; venho como chefe do exército do Senhor. Josué prostrou-se com o rosto por terra, e disse-lhe: Que ordena o meu Senhor a seu servo?" (Josué, 5,13-15)

"Booz disse a Rute: Ouve, minha filha: não vás respigar em outro campo; não te afastes daqui, mas junta-te com minhas servas. Olha em que campo vão ceifar, e segue-as. Proibi aos meus servos que te molestassem. Se tiveres sede, vai à bilha e bebe da água que eles tiverem buscado. Rute, caindo aos seus pés, prostrou-se por terra: De onde me vem a dita, disse ela, de que te interesses por mim, uma estrangeira?"(Rute, 2, 8-10)

"Quando o jovem foi embora, Davi saiu de detrás da pedra e, caindo com o rosto por terra, prostrou-se três vezes. Beijaram-se e choraram juntos, sobretudo Davi." (1 Samuel, 20, 41)

"E com palavras firmes, Davi conteve os seus homens e não permitiu que se lançassem sobre Saul. Quando Saul deixou a gruta para continuar seu caminho, Davi levantou-se a seguir, saiu da gruta e gritou atrás dele: “Senhor meu rei!” Saul voltou-se e Davi inclinou-se até o chão, prostrando-se." (1 Samuel, 24, 8-9)

"Seus servos, chegando a Carmelo, disseram-lhe: Davi mandou-nos a ti, porque deseja tomar-te por mulher. Levantou-se então Abigail e prostrou-se com o rosto por terra, dizendo: Eis a tua serva, que será uma escrava para lavar os pés dos servos de meu Senhor." (I Samuel, 25, 40-41)

"Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, pois estamos todos aqui. Então o carcereiro pediu luz, entrou e lançou-se trêmulo aos pés de Paulo e Silas." (Atos 16, 28-29)

Obs.: as passagens em que aparece aqui "adorou" toma sentido de "venerou" que melhor seriam traduzidas.

Nesta, passarei três passagens em que o mesmo Deus que proibiu a confecção de "imagens" as manda fazer e aprova seu uso, vejamos:

"E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela." (Números 21, 8)
- Está aí um exemplo, os israelitas veneravam a serpente de bronze prova disso é que a guardaram por muito tempo, mas quando começou a ser idolatrada, ou seja, reconhecida como um "deus-vivo" foi destruída

"Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubin na extremidade de uma parte, e outro querubin na extremidade de outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele." (Ex 25,18-19)

"Assim cobriu de ouro toda a casa, inteiramente; também cobriu de ouro todo o altar que estava diante do oráculo.
E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados. E uma asa de um querubim era de cinco côvados, e a outra asa do querubim de outros cinco côvados; dez côvados havia desde a extremidade de uma das suas asas até à extremidade da outra das suas asas." (1 Reis 6, 22-24) O templo foi aprovado por Deus.

Agora de duas uma ou Deus é contraditório, pois, impede o feito de quaisquer imagens (Êxodo 20:4) e depois as manda fazer ou aprova seu feito, ou em Êxodo 20:4 Deus, referia-se à ídolos, assim como está na versão da Septuaginta (escrita I-III ac.), sendo permitido fazer imagens sem que tenha intenção de adorá-las.

Muitos protestantes acabam reconhecendo isso, como é o caso da cantora gospel, Ana Paula Valadão que diz:
“Sei que as artes, de modo geral, foram rejeitadas em nossa cultura protestante, pois a pregação há muitos anos era basicamente anti-católica (…), mas a Bíblia não condena as esculturas, pinturas, a não ser aquelas que são usadas como ídolos.”
A mesma cantora diante de uma imagem de Cristo no link abaixo:

Creio que depois das explicações fica provado que as imagens católicas, assim como, as que Deus mandou fazer ou aprovou o uso, não são/foram ídolos (com exceção é claro da serpente de bronze que os israelitas fizeram de ídolo)

"Nós recebemos o culto das imagens, e ferimos de anátema os que procedem de modo contrário. Anátema a todo aquele que aplica às santas imagens os textos da escritura contra os ídolos. Anátema a todo aquele que as chama ídolos. Anátema àqueles que ousam dizer que a Igreja presta culto a ídolos." (Concílio de Nicéia - 325)

  
Nelson Monteiro Sarmento.

10 comentários:

Captare disse...

Caro Nelson, Laudetur Dominus!

Otimo artigo! Bem organizado, muito bem fundamentado nas Sagradas Escrituras e na etimologia! Com exemplos abundantes de uso na própria bíblia da palavras "adorar" mesmo não se referindo a Deus.

Cabe lembrar que a diferenciação entre "adoração" e "veneração" é algo recente, e só foi preciso encontrar uma palavra em português separada para a veneração devida aos santos por causa da confusão causada peloa protestantes, pois os textos antigos traziam a palavra "adorar" e ninguém fazie esta confusão, a prova disso é a diferença entre traduções mais novas e mais antigas da Bíblia Sagrada.

Pax et Salutis

jorge disse...

estimado
sempre existiu
muitas ordens cristãs
e o maior inimigo do cristão
é a sua própria ignorância
aquilo que chamam hoje ídolos
os primeiros cristãos diriam ;
prestar culto a seus mártires
que sofreram pelo santíssimo nome de DEUS
e morreram foram sacrificados e perseguidos...
É muito importante fazer culto aos mártires da fé crista
pois o primeiro mártir da fé cristã
chama-se JESUS DE NAZARÉ
e nessa ideologia se fundou
a igreja católica que
criou os maiores mártires ,
cultos e templos que já existiram
no mundo em nome do DEUS cristão...

Anônimo disse...

Acredito que assim como foi dito no texto, o sentido da bíblia é o de idolatria a um ídolo, podemos fazer de várias coisas um "ídolo", idolatria pode ser não necessariamente à uma imagem ou uma pintura, mas também à hábitos e costumes, eles podem se tornar ídolos em nossas vidas.
O ponto que entendo como o mais importante não são as imagens em si, mas o de que a partir do momento em que os santos recebem festas (sendo exaltados), orações e promessas (enquanto temos livre acesso ao Senhor pelo seu Filho), se são depositados confiança e poder sobre eles, poder esse que provém apenas do Senhor... eles se tornam deuses, ídolos.
Se recebem orações, promessas, são adorados em festas, procissões, músicas... Como não estão tomando o lugar do Senhor como Deus?
Como diante de tudo isso não são vistos como deuses ou ídolos?
O que falta para serem tratados como deuses, se recebem o que um deus recebe?

Marcelo disse...

Existe uma enorme, gigante diferença entre o tratamento dado aos santos e à Deus.

Os santos, que são dignos de veneração, são apenas homens que se destacaram por suas virtudes, vidas voltadas para a Fé, etc... e recebem veneração como tal.

Já o tratamento dado à Deus difere-se pelo 1º mandamento: Amar a Deus acima de todas as coisas.

Assim, sempre que recorremos à um santo, não é porque este santo tem poder de fazer algo diretamente, mas é porque queremos que ele interceda por nós diante de Deus, visto que este santo possui mais proximidade de Deus que nós.

E quanto às festas, nelas nenhum santo é adorado, e sim venerado! Pois podemos comparar a festa de um santo com a comemoração do dia das mães, ou o aniversário de alguém. Onde existe um homenagiado e, no caso dos santos, por já estarem no céu, são estas festas entendidas como adorações para homens 'divinizados', mas isto é ignorância, não existe! São apenas festas em honra de grandes pessoas.

E para encerrar, torno a ressaltar que todas as orações, festas, etc... destinadas aos santos são destinadas somente a duas coisa: Venerar, honrar, homenagiar estes grandes homens e, pedir para eles intercessão diante de Deus.

Ou seja, a primeira finalidade é de humildade em reconhecimento das virtudes destes santos e/ou em agradecimento a ajudas recebidas e a segunda é totalmente voltada à Deus, pois é a Ele que necessitamos das intercessões pedidas aos santos.

Espero ter sido claro.


Sancte Michael Archangele,
defende nos in praelio!
Marcelo Maciel.

Anônimo disse...

Excelente post, Sr. Nelson. Muito esclarecedor e bem-vindo.
Só tenho uma dúvida: tenho a impressão que essa mesma interpretação que você fornece não é reconhecida por um fiel "comum", ao contrário de um fiel intelectualizado como o Sr.. Como Deus reconhece nossas ações e intenções, por mais contraditórias que sejam, o que dizer de uma ação de cultuar um santo com a intenção de cultuar um ídolo? Creio que isso seja possível; caso contrário a própria Bíblia não advertiria contra essa possibilidade.
Enfim, muito obrigado.

Nelson Monteiro disse...

Muito obrigado pelo elogio, caro.

Creio que do modo que expus talvez não seja o mesmo que um fiel comum diria, por exemplo, etimologia, exemplos bíblicos, etc. Mas não acho isso o mais importante. O mais importante é um fiel comum (salvo exceções) saber, que somente devemos adorar a Deus, sabendo disso e praticando essa crença não estará idolatrando nada. Isso é o essencial e creio que todos os católicos (salvo aqueles casos) sabem.

Então, quanto a sua pergunta esse fiel estará em erro. A possibilidade é sim possível, tanto na ICAR, quanto em qualquer outra. Temos uma cultura monoteísta, por isso, talvez não vejamos tão frequentemente isso.

elizabeth disse...

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá." (Êxodo 20, 12)

“Diante das cãs (cabelos brancos) te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.” (Levítico 19:32)

"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12:10)

“Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse” (Filipenses 2:29, sobre Epafrodito).

nesses exemplos e em todos os outros, a adoração, a honra, o ajoelhar foram feitos com pessoas vivas, e ai como fica??

Marcelo disse...

Elizabeth, nestes exemplos não existe adoração. A adoração somente deve ser feita à Deus, e à absolutamente ninguém mais!

O que se vê nestes exemplos são veneração, homenagem, honra, etc... E estes exemplos falam em respeitar, admirar, compreender que são pessoas que estão acima de nós, e nada mais do que isso, bem como fazemos com os santos, que foram pessoas muito virtuosas.

Creio ter sido claro.

In Corde Iesu, semper,
Marcelo Maciel.

Nelson Sarmento disse...

Elizabeth, não fica nada de diferente. As passagens mostram que não é errado (pelo contrário, é dever) honrar os homens que assim mereçam.
Para nós os santos estão vivíssimos (mas sem o corpo), logo as passagens valem também para a veneração desses.
Além do mais sempre foi costume do povo judeu render honras aos seus falecidos.
Vemos isso nesta passagem: "E dormiu Ezequias com seus pais, e o sepultaram no mais alto dos sepulcros dos filhos de Davi; e todo o Judá e os habitantes de Jerusalém lhe fizeram honras na sua morte; e Manassés, seu filho, reinou em seu lugar." (2 Cro 32,33)
Mesma honra foi rendida a Jesus (estava morto em corpo, não em alma):
“o envolveram com faixas, junto com os aromas, do modo como os judeus costumam preparar para o enterro”. (João 19,40)

Nelson Carvalho disse...

Excelente artigo, Nelson! Nele você aborda todos os aspectos doutrinários envolvidos no tema (incluindo o Novo Testamento. Obrigado pela aula grátis! Um abraço!

Postar um comentário

ATENÇÃO:
- Não publicaremos comentários com palavras de baixo calão.
- Identifique-se!

 
:: Digitus Dei :: Ad Deum qui lætificat juventutem meam!. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.