Quae est ista quae ascendit de deserto, deliciis affluens, innixa super Dilectum suum? Quem é esta que sobe do deserto cheia de delícias e apoiada em seu Amado?

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Debate sobre vida após morte

Mandei meu artigo (Ídolos vs Imagens) à Clarisse, uma adventista. Sua resposta transcreverei em preto, enquanto a minha em azul:

Bonita a mensagem que você me mandou mas NÃO CONVENCE. Seu texto é LONGO, e eu refuto assim: Deus mandou fazer imagens MAS LONGE de ocorrer o que ocorre em Aparecida do Norte em 12.10. A ICAR transformou pessoas MORTAS QUE ESTÃO DORMINDO em santos que podem nos ajudar...INCONCEBÍVEL!

Obriga-me a recorrer semelhante pergunta que fiz no texto. O que se faz em Aparecida é idolatria?
Se você disser que sim, é porque não entendeu nada do texto e continua com sua cegueira.
Alguém diz que a Imagem de Nossa Senhora é uma deusa? Alguém fala que o que ela representa é uma deusa? Alguém presta culto de latria, ou seja, de reconhecer como Ser Supremo?
Ngm dorme após morte. Isso é tolice!

A pessoa é morta em corpo, não em alma. Nem nossa alma dorme esperando ressurreição, ela continua viva e espera a ressurreição da carne.

Provo em várias passagens bíblicas que mostram que a nossa alma não dorme após morte:

1- Na transfiguração do Tabor, Jesus aparece ao lado de Elias e de Moisés. Elias está no Paraíso terrestre (ele não morreu e deve voltar ao fim do mundo) e Moisés já estava morto [Lc 9.28]. Como alguém que está dormindo pode aparecer ao lado do Senhor?

2- Na parábola do rico avarento, este pedia, após sua morte (a Abraão vivo em alma) para voltar a Terra e avisar seus amigos. Como um ser que dormia pedia pedir para interceder pelos seus? Será que Cristo contaria uma parábola contrária a doutrina?

3- Cristo disse ao Bom Ladrão: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso

Como quem estaria dormindo após sua morte(também em alma) receberia essa promessa de Cristo que estaria no paraíso hoje? Cristo abriu uma exceção?

4- Jesus deixa bem explicado sobre essa questão quando interrogado:

(Mateus 22, 23- 33)

''Naquele mesmo dia, os saduceus, que negavam a ressurreição, interrogaram-no: Mestre, Moisés disse: Se um homem morrer sem filhos, seu irmão case-se com a sua viúva e dê-lhe assim uma posteridade (Dt 25,5). Ora, havia entre nós sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu. Como não tinha filhos, deixou sua mulher ao seu irmão.O mesmo sucedeu ao segundo, depois ao terceiro, até o sétimo. Por sua vez, depois deles todos, morreu também a mulher. Na ressurreição, de qual dos sete será a mulher, uma vez que todos a tiveram? Respondeu-lhes Jesus: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus. Na ressurreição, os homens não terão mulheres nem as mulheres, maridos; mas serão como os anjos de Deus no céu. Quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus vos disse: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Ex 3,6)? Ora, ele não é Deus dos mortos, mas Deus dos vivos. E, ouvindo esta doutrina, as turbas se enchiam de grande admiração.''

5- Para mim, viver é Cristo, e morrer é lucro... Sinto-me num dilema: meu desejo é . partir e estar com Cristo, pois isto me é muito melhor...."(Fl 1, 21, 23) - Se é para estar com Cristo, ou Nosso Senhor está dormindo, ou os santos não estão dormindo após a morte.

6-, Em Ap. 6, 9s, os mártires, junto ao altar de Deus nos céus, clamam em alta voz: "Até quando, ó Senhor Santo e verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando nosso sangue contra os habitantes da terra?" Como se vê, os justos estão conscientes após a morte!

7- "Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor. É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe" (2 Cor 5,8-9).

Onde não se tem consciência de nada do que acontece é no inferno. A pessoa no céu tem conhecimento do que aconteceu e o que acontece por comunicação com Deus.

Leia:

"Este é o destino dos que estultamente em si confiam, tal é o fim dos que só vivem em delícias. Como um rebanho serão postos no lugar dos mortos; a morte é seu pastor e os justos dominarão sobre eles. Depressa desaparecerão suas figuras, a região dos mortos será sua morada. Deus, porém, livrará minha alma da habitação dos mortos, tomando-me consigo" (Sl 48,14-16).

Aqui vemos com clareza estar em Deus e estar na morada dos mortos.

"Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados - o Justo pelos injustos - para nos conduzir a Deus. Padeceu a morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao espírito. É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no cárcere, àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes, quando Deus aguardava com paciência, enquanto se edificava a arca, na qual poucas pessoas, isto é, apenas oito se salvaram através da água" (1Pe 3,18-20).

Este lugar é o limbo, onde Jesus após a morte foi pregar o Evangelho às pessoas que morreram no tempo de Noé.

Ap 6.9-11 e Ap 20,4

Minha alma está muito perturbada; vós, porém, Senhor, até quando?... Voltai, Senhor, livrai minha alma; salvai-me, pela vossa bondade. Porque no seio da morte não há quem de vós se lembre; quem vos glorificará na habitação dos mortos?" (Sl 6,3-6)

Vemos aqui o pedido para com Deus livrar a alma da morada dos mortos, onde não se há lembrança.

"Acaso vossa bondade é exaltada no sepulcro, ou vossa fidelidade na região dos mortos? Serão nas trevas manifestadas as vossas maravilhas, e vossa bondade na terra do esquecimento?" (Sl 87,12-13)

O destino dos justos é completamente oposto, estes estão em comunhão com Deus e não merecem a segunda morte (onde há esquecimento) leia:

"O sábio escala o caminho da vida, para evitar a descida à morada dos mortos" (Pr 15,24) ou ainda:

"Não poupes ao menino a correção: se tu o castigares com a vara, ele não morrerá, castigando-o com a vara, salvarás sua vida da morada dos mortos" (Pr 23,13-14).

A PAZ, NELSON

1 - TRANSFIGURAÇÃO: Moises ressuscitou. Elias foi arrebatado.

2 - O RICO E LÁZARO: É uma PARABOLA, uma incógnita. um faz de conta.

3 - O BOM LADRÃO: Não haviam pontuações. "Digo-te hoje estarás..." Ponha a vírgula depois do hoje. PROMESSA FUTURA e Jesus só foi ao paraíso 40 dias depois.

4 - DEUS DOS VIVOS: TODOS os salvos para Deus estão VIVOS, naõ sofrerão a segunda morte a morte eterna (o inferno de vocês).

5 - Para um FIEL é melhor morrer e garantir a ressurreição do último dia do que correr o risco de apostatar. E Paulo achava que Jesus voltaria logo.

6 - Se é verdade que as almas dos justos, ao morrerem eles, vão diretas para a glória, não ficariam acotoveladas debaixo do altar dos sacrifícios, sofrendo aflitas, clamando em altos brados por vingança contra os inimigos. Devem incomodar um bocado os outros moradores do céu com seus gritos lancinantes, o tempo todo. . . Nem isto é do espírito cristão, que mandaamar os inimigos, a orar por eles.
Afirmar que o altar estava no Céu é temerário, pois o único altar que lá existe, é o altar do incenso, e não o do sacríficio, e o fato de dizerem que queriam vingança dos que habitam sobre a Terra não indica que estivessem no Céu. Mesmo porque, segundo a melhor exegese, estas "almas" eram as pessoas vítimas da matança--do cavaleiro chamado Morte, descrito no quarto selo. Queremos dizer que as almasque aparecem sob o quinto selo foram mortas sob o selo precedente, dezenas ou mesmo centenas de anos antes, portanto os seus perseguidores já estavam mortos, e ainda, de conformidade com a teologia popular, deveriam já estar no inferno, portanto já sofrendo a punição, sendo inócuo, pois, o clamor por vingança

NOS DIAS DE NOÉ. Já disse TUDO. Pregou a espíritos EM prisão e não NA prisão. Espíritos = gente = alma = fôlego = vida. Rebeldes naquela época. Jesus estava lá, instruindo Noé.

O Estado do Homem na Morte
Está dormindo. Que a morte é um sono acorre 75 vezes nas Escrituras, sendo 47 vezes no Velho Testamento e 18 no Novo Testamento. A teologia popular procura em vão desembaraçar-se desta verdade, alegando ser uma aparência, mas Jesus afirma que a sono é a morte real e não a aparência dela. João 11: 11-14.

Quer que eu escreva as 75 passagens?

Fica com Deus.

Clarisse.

1- Não há respaldo bíblico de que Moisés ressuscitou.
A Bíblia diz justamente o contrário:
"Assim, morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, segundo a palavra do SENHOR. Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura." (Deuteronômio 34:5,6)
"Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor." (Deuteronômio 34:7)
"Meu servo Moisés morreu. Vamos, agora! Passa o Jordão, tu e todo o povo, e entra na terra que dou aos filhos de Israel." (Josué, 1,2)
Elias foi arrebatado, foi o que eu disse.

2- Em primeiro lugar Jesus não contaria em parábola algo contra a fé, algo que levasse o engano. Isso ao invés de ajudar (como era sua intenção em contar parábolas) falharia o entendimento do ouvinte.

3- Esse modo de tradução é adulteração que os TJs e Adventistas se guiam só para não ir contra a crença da religião

Usaremos nossa lógica no princípio: Ora, em todas as passagens bíblicas que Jesus utiliza em verdade te digo ele nunca após coloca hoje.. Até porque seria redundância, pois, Jesus ia dizer naquele momento, então no hoje e não noutro, pois, o bom ladrão não pensava que iria ao céu, por isso, que Jesus o consolou. Esse erro se dá por no original grego não possuir pontuação que temos no português, aí estaria assim:

Jesus respondeu-lhe Em verdade te digo hoje estarás comigo no paraíso.

Que pode ser facilmente mudada propositalmente, mesmo não tendo sentido a frase com outras que Ele utilizou Em verdade te digo. Nas primeiras traduções sempre esteve Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso

Jesus passou realmente 40 dias na Terra após a ressurreição, mas a sra. esquece que Ele passou 3 dias ao limbo, que é também chamado de céu, antes de ressuscitar.

Ora, Jesus Cristo cumpriu o que tinha prometido ao Bom Ladrão, esteve com ele no Reino, pois onde está Cristo, que é Deus, aí está o paraíso.

4- Você deu uma explicação que foge do contexto da passagem. Os que o interrogavam, faziam perguntas com relação a ressurreição, então quando Jesus responde é na intenção de mostrar que a consciência não "dorme" após morte. Ate porque o "dormir" usado nas escrituras é no sentido figurado significando aqueles que morreram em (corpo) assim como, despertar é no sentido de ressuscitar. O dormir tem relação com o corpo e não com a alma, assim como o despertar tem relação com o corpo.

5- Mais uma passagem que você espichou o significado. Ora, se ele diz que quer morrer (em corpo) para estar com Cristo é lógico que a alma não dorme, mas vai ao céu ou inferno de acordo com sua Fé e obras. No caso dele ao céu, onde estaria com Cristo.

6- Essas pessoas foram martirizadas e pedem vingança contra os habitantes da Terra, logo não se encontram na Terra, mas no céu.
Deus é um Deus de amor e de Justiça.
Disse Ele: "olho por olho e dente por dente"
E são justos como como está em:
"dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram." (apocalipse 6,9)
E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram. (apocalipse 6,11)
Vestes brancas, indicam pureza, santidade.

Os erros foram no tempo de Noé.
Veja: "àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes"
Eram detidos (no purgatório). Jesus passou 3 dias no céu e foi ao Limbo, pois, antes de seu sacrifício ninguém poderia entrar no paraíso, estando no "seio de abraão"

Alma Parte do homem, que continua viva após a morte (do corpo) nela há espírito que é a força.

Espírito Força, vontade, coragem.

A Alma e o Espírito nunca andam separados. Em momentos a bíblia também utiliza a palavra espírito como sinônimo de alma, vejamos as passagens:

o pó volta à terra como o era, e o espírito volta a Deus, que o deu (Ec 12,7)

E apedrejaram a Estevão, que orava e dizia: senhor Jesus, recebe o meu espírito (Atos 7, 59).

Não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma (Mateus 10, 28)

Porque não deixarás a minha alma no Hades nem permitirás que aquele que te é leal veja a corrupção (Atos 13, 35)

porque vós não abandonareis minha alma na habitação dos mortos, nem permitireis que vosso Santo conheça a corrupção.(Salmos 15, 10).

E quando abriu o quinto selo, vi por baixo do altar (junto de Deus) as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus? (Apocalipse 6, 9)

e vi as almas daqueles que foram executados com o machado pelo testemunho de Jesus (Apocalipse 20, 4).

Estendeu-se em seguida sobre o menino por três vezes, invocando de novo o Senhor: Senhor, meu Deus, rogo-vos que a alma deste menino volte a ele. O Senhor ouviu a oração de Elias: a alma do menino voltou a ele, e ele recuperou a vida. (1 Reis 17,21-22)

"É somente por ele que sua carne sofre; sua alma só se lamenta por ele." (Jó 14,22)

"Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena." (Mateus 10,28)

"Aliás, temos na terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, os olhamos com respeito. Com quanto mais razão nos havemos de submeter ao Pai de nossas almas, o qual nos dará a vida" (Hebreus 12,9)

Espírito também utilizado como força, vontade: 


espírito de Elias estava sobre Eliseu (2 Reis 2.15)
 

"e irá adiante dele com o espírito e a virtude de Elias" (Lc I, 17)

Fique com Deus.

Nelson Monteiro Sarmento.



5 comentários:

Grazy disse...

Coloca um trecho bíblico atrás do outro, mas não explica de fato nada, cansa nossas mentes e nossas vistas. Mas, nada, a respeito de idolatria fica claro, para quem não conhece a doutrina católica.Colocar uma imagem dentro de casa, se ajoelhar diante dela, pedir que ela interceda junto ao pai, ter ela como um modelo de vida superior aos outros, não pode ser considerado idolatria? Venerar é algo muito distante de idolatrar? Ou são sinônimos? Se o próprio Deus nos alertou que não podemos amar a Ele e ao dinheiro, que dirá amar inúmeras pessoas que já se foram e nada podem fazer pelos que aqui estão...O católico está preso pela lei. E por causa da lei Jesus foi crucificado. A lei prende, Cristo liberta.

Nelson Monteiro disse...

Cara Grazy, para você entender esse debate tem que antes ler o artigo que enviei a Sra. Clarisse. Veja: http://www.altarcristao.com/2009/12/idolos-vs-imagens.html
Colocar uma imagem dentro de casa não é idolatria. Se ajoelhar diante dela, na intenção de honrar os santos que ela representa, não é idolatria. Eu não sei de onde você tirou que pedimos para as imagens interceder junto ao pai... É evidente que você não sabe nada das doutrinas católicas e nem leu meu artigo. Pedimos para os santos que as imagens representam, interceder por nós, mas nunca às imagens. Um objeto não tem vida, o que pode ter são os santos que ele representa. Peço que leias meu outro artigo, sobre intercessão:
http://www.altarcristao.com/2009/12/so-jesus-e-nosso-intercessor.html
Venerar é distinto de idolatrar. Por exemplo, se você venerar uma imagem. você não a estará idolatrando. Estaria idolatrando se adorasse a imagem. Não são sinônimos. Idolatrar compreende em adorar imagens, enquanto venerar é honrar, respeitar, sejam pessoas ou objetos. Os israelitas, por exemplo, veneravam a serpente de bronze, mas quando quiseram a adorar erraram e por isso ela foi destruída. No caso, a serpente não era um ídolo em seu princípio, mas tornou-se.
Você desconhece do mandamento mais conhecido pregado por Jesus Cristo: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” (Jo 15, 12). Ora, o que não devemos fazer é amar qualquer que seja a criação de mesmo modo que amamos ao Criador.
Espero que continues o debate que travamos por email. Tu ficaste em um silêncio profundo. Por que será?

Captare disse...

Prezada Grazy, Laudetur Dominus!

Para quem diz que o Nelson "[c]oloca um trecho bíblico atrás do outro, mas não explica de fato nada" você gosta de fazer a mesma coisa no seu blog. Quem quiser pode conferir aqui, aqui e aqui.

Se você tem uma crítica, há maneiras mais cordiais e producentes de fazê-las. Ou você corre o risco de ter seu telhado de vidro atingido por uma pedra.

Pax et Salutis

Anônimo disse...

A explicação do Nelson é ridicula.

Captare disse...

Prezado Anônimo, Laudetur Dominus!

E você é feio, bobo e cabeça-de-melão!

Ora, cresça, pare de se esconder atrás de comentários anônimos, comece a usar argumentos de verdade e aí - quem sabe? - alguém até te dê atenção um dia.

Pax et Salutis

Postar um comentário

ATENÇÃO:
- Não publicaremos comentários com palavras de baixo calão.
- Identifique-se!

 
:: Digitus Dei :: Ad Deum qui lætificat juventutem meam!. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.